Carne suculenta: veja dicas importantes para não errar no ponto

11 dez 2022 - 11h04
(atualizado em 12/12/2022 às 10h33)
Guia da Cozinha - Carne suculenta: veja dicas importantes para não errar no ponto
Guia da Cozinha - Carne suculenta: veja dicas importantes para não errar no ponto
Foto: Guia da Cozinha

A carne bovina é uma das proteínas mais curingas no prato do brasileiro. Isso porque o seu preparo pode ser feito de diversas maneiras a partir de cortes variados, que garantem sabores únicos em uma receita. Mas a gente sabe que nem sempre é um processo fácil deixar a carne suculenta e macia, não é mesmo?

No entanto, ter uma carne com essas características é capaz de transformar a qualidade de qualquer receita. Por isso, algumas dicas podem ser verdadeiras aliadas na cozinha a fim de evitar que a proteína fique seca e perca seu sabor. Ou seja, além de caprichar no preparo, esses passos são importantes para deixar a carne do prato ainda melhor.

Publicidade

E, se você não abre mão de uma boa refeição, o Guia da Cozinha te ajuda a fazer o melhor preparo das carnes para você saborear toda a suculência que ela oferece. Bora conferir?

Como deixar a carne macia e suculenta
Video Player

Carne suculenta

Tudo começa com os cortes de carne que você vai preparar. Se você for fazer a carne assada no forno, prefira peças de carne com até 1,5 kg para assar inteiras. Os melhores cortes bovinos para assar são: maminha, alcatra, picanha, costela e acém. No caso do frango opte pelas coxas, sobrecoxas ou o frango inteiro. Carnes suínas você pode escolher peças como pernil, costelinha, lombo, copa lombo e paleta. Já os peixes, prefira assá-los por inteiro.

Optando pelas peças inteiras não se corre o risco de ela ressecar por fora e ficar crua por dentro. Mas, para que isso seja possível, a temperatura ideal do forno deve ser entre 160 e 180 °C. Nada de temperatura altas par agilizar o processo, as carnes precisam de assar de maneira lenta para garantir a suculência.

Também é interessante manter a carne com a própria gordura, mas apenas o suficiente para que ela derreta e umedeça a peça. Então, basta colocá-la em uma assadeira virada para baixo e coberta com papel-alumínio para ficar mais macia.

Publicidade

Prática e versátil

Barata e fácil de fazer, a carne moída pode ser utilizada refogada, como prato principal, em molhos e até no recheio de salgadinhos e tortas. É uma verdadeira carne versátil par qualquer ocasião. As melhores opções de carne para moer são o patinho, o músculo, o acém e o coxão mole. Mas o tipo de carne escolhida para moer vai depender se a sua receita demanda uma carne com mais gordura ou menos gordura.

Se você for fazer ela refogada, para o dia a dia mesmo, o patinho é uma escolha superbacana para deixar a carne suculenta na receita. Vai preparar aquele hambúrguer caseiro no fim de semana? Então escolha uma carne com mais gordura, como acém e fraldinha, porque no caso do hambúrguer, é a gordura que dá a liga da carne!

Evite comprar carne moída já embalada no balcão e fique atento a sua cor e cheiro. Peça para o açougueiro moer na hora para ter uma carne sempre fresquinha. E quanto àquela história de moer duas vezes, também depende da ocasião. Se a carne moída for para um molho, uma vez já basta.

Para não empelotar, a carne deve estar em temperatura ambiente antes de ir ao fogo. Outra dica é mexer bem durante o cozimento. Refogue a carne moída somente em óleo. Só depois que estiver cozida junte os ingredientes restantes.

Publicidade

Desmancha na boca!

Peças de carnes mais duras e com nervuras, como a costela, o músculo ou a paleta, podem ficar mais macias. Para isso, devem descansar de um dia para o outro no tempero misturado com um pouco de suco de abacaxi ou de laranja. Isso porque o tempero das carnes que vão ao forno precisam ser temperos líquidos, assim se evita que a carne fique ressecada.

 Já os bifes precisam ficar menos tempo de molho para amaciar: apenas 10 minutos bastam! Você também pode usar o amaciante para carnes comprado pronto. Outra dica para bifes supermacios é cortá-los em espessura mais grossa e fritá-los em óleo, ou azeite, bem quente, em fogo alto. Deixe a carne selar de um lado, sem mexer na panela por aproximadamente 3 minutos.

Depois vire a carne, abaixe o fogo e acrescente manteiga, ervas e alho, e vá regando a carne até ela caramelizar. Para deixar a carne suculenta no final do preparo, é muito importante deixar o bife descansar, ao fazer isso, a carne vai concentrar todo o sabor e não vai soltar todo aquele suco do preparo

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações