Cervejas comemorativas e degustações temáticas marcam os 25 anos da Baden Baden

Cervejaria inaugurada em Campos do Jordão (SP) em 1999 celebra aniversário com três novos rótulos; espaço para degustação foi inaugurado no Parque Capivari

13 ago 2024 - 13h41

Foi a dificuldade em conseguir que uma grande marca fornecesse boas cervejas para a sua choperia, em Campos do Jordão (SP), que moveu o empresário José Vasconcelos, o Vasco, a criar a sua própria cervejaria artesanal. Ao lado de seus amigos, Aldo Bergamasco, Alberto Ferreira e Marcelo Moss, ele fundou em 1999 a Baden Baden - mesmo nome do bar inaugurado por ele em 1985. "Na década de 1990, o mercado cervejeiro brasileiro era dominado pelas grandes empresas. Até então, havia dificuldade de encontrar cervejas de outros estilos, que não fossem Pilsen", explica o supervisor de marketing da marca, Thiago Augusto de Lima Alves.

Red Ale, Stout e Doppelbock: os três rótulos lançados pela cervejaria
Red Ale, Stout e Doppelbock: os três rótulos lançados pela cervejaria
Foto: Lana Pinho/ Divulgação / Estadão

O objetivo da Baden Baden, segundo Alves, foi "apresentar receitas de escolas cervejeiras consagradas para o consumidor brasileiro". Rótulos mais intensos e encorpados, que harmonizavam com a temperatura amena da cidade, localizada na Serra da Mantiqueira, foram os primeiros lançamentos da marca.o início as receitas foram desenvolvidas pelo renomado mestre-cervejeiro Carlos Hauser. O primeiro deles foi o chope Red Ale, uma barley wine de tom avermelhado, com maltes caramelizados e um toque herbal proporcionado pelo lúpulo. Em 2001, foi lançada a versão engarrafada do estilo, juntamente com a Stout, uma cerveja escura, encorpada, com notas tostadas de café de chocolate, além de um toque de amargor.

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Além de apostar no segmento de cervejas super premium, em 2004 a marca também ficou conhecida pelo slogan "cerveja gourmet", por investir na dobradinha cerveja e comida - em uma época em que mal se falava sobre harmonização. Além da Choperia Baden Baden - Casa Alemã, que segue firme e forte no centro de Campos do Jordão (SP), a cervejaria tem outros bares que levam o seu nome na cidade. Um deles fica no Bosque do Silêncio, um parque com 100 mil metros quadrados, que reúne atrações como trilhas, tirolesa e golfe.

O menu, servido em mesas ao ar livre, reúne desde pedidas da culinária alemã como o chucrute à garni (joelho de porco, kassler, mix de salsichas grelhadas, chucrute e batatas cozidas, R$ 388, serve duas pessoas), até sugestões preparadas com cerveja, como o medalhão de filé mignon com molho de cerveja Cristal (a Pilsen da marca, a partir de R$ 128,80).

Vendida em 2007 pelos fundadores para o grupo Schincariol, quatro anos depois foi adquirido pela Brasil Kirin, a marca faz parte do portfólio do grupo Heineken desde 2017. E, atualmente, conta com uma linha de rótulos que reúne opções como Cristal (Pilsen), Golden (cerveja de trigo, com canela e frutas vermelhas), Witbier (cerveja de trigo com coentro e laranja), IPA (cerveja puro malte com maracujá) e Peach (de trigo com pêssego). E, recentemente, lançou três rótulos comemorativos, para celebrar o aniversário de 25 anos da marca.

Rótulos comemorativos

Para a ocasião, tanto a Red Ale quanto a Stout estão de volta, em edição limitada, pela Baden Baden. E a Doppelbock, cerveja escura mais intensa que a bock, com notas de chocolate e caramelo, completa a seleção de cervejas comemorativas. "Eram estilos que os nossos consumidores pediam há um bom tempo", justifica Alves.

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Diferentemente dos outras cervejas da marca, os rótulos especiais não devem chegar nas grandes redes de supermercados. O kit com os três rótulos (R$ 80) estará à venda até o final do ano em e-commerces como o Justo, além da loja da fábrica da Baden Baden, em Campos do Jordão (SP), e no espaço recém-inaugurado no Parque Capivari.

Além das cervejas comemorativas, a marca de Campos do Jordão (SP) celebra aniversário com abertura de sala de degustação no Parque Capivari, um dos pontos turísticos da cidade
Foto: Lana Pinho/ Divulgação / Estadão

Degustação de cervejas

Outra ação da cervejaria, em comemoração aos seus 25 anos, foi a inauguração de um espaço no Parque Capivari, um dos pontos turísticos da cidade que reúne teleférico, roda-gigante, patinação no gelo e outras atrações. Desde o início do inverno, estão ocorrendo no local, com capacidade para 12 pessoas, uma série de degustações de cerveja conduzidas por especialistas da marca.

Com duração de 40 minutos, a experiência consiste em provar os rótulos comemorativos, além de harmonizá-los com itens como queijo parmesão, chocolate, doce de leite e presunto cru. O ingresso custa R$ 99,90 por pessoa e está disponível pelo site da Ingresse. Pela plataforma, também é possível adquirir ingressos para participar de visita pela fábrica da cervejaria, além de degustação dos rótulos do portfólio da marca (a partir de R$ 80, por pessoa).

A degustação dos rótulos comemorativos ficarão em cartaz no Parque Capivari até dezembro deste ano. Alves adianta, porém, que tem mais novidades vindo por aí. "Até o final do ano, iremos lançar mais uma cerveja. O que eu posso dizer, por enquanto, é que um estilo que não fazemos há, pelo menos, uma década", promete o supervisor de marketing da Baden Baden.

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