Chef Roberto Linguanotto, que ajudou a criar o tiramisù, morre aos 81 anos

29 jul 2024 - 12h47
O chef e confeiteiro Roberto Linguanotto,
O chef e confeiteiro Roberto Linguanotto,
Foto: Reprodução

O chef e confeiteiro Roberto Linguanotto, considerado o co-criador do tiramisù, morreu no domingo (29), aos 81 anos. Segundo informações divulgadas por veículos da imprensa italiana, ele estava com problemas de saúde.

Linguanotto trabalhava no renomado restaurante Le Beccherie, quando inventou, sem querer, a versão atual da sobremesa que se tornou conhecida em todo o mundo enquanto preparava um sorvete de baunilha.

Publicidade

Em um entrevista à BBC em 2021, o co-inventor da sobremesa contou que adicionou um pouco de queijo mascarpone em uma tigela com ovos e açúcar e, após notar o sabor agradável da mistura, contou à Alba, mulher de Ado Campeol, dono do restaurante Le Beccherie di Treviso, ao norte da Itália, que incluiu o doce no cardápio após a invenção.

A dupla aperfeiçoou a sobremesa acrescentando biscoitos embebidos em café e polvilhando com cacau - chamando-a de "tiramisù", que significa "puxe-me para cima".

Frequentador assíduo da Tiramisù World Cup, Linguanotto recebeu uma homenagem dos organizadores do evento.

"É assim que queremos lembrar Roberto Loli Linguanotto, lenda da culinária, a alma criativa por trás da receita original do tiramisu. Seu doce legado viverá para sempre em nossos corações. Obrigado por nos dar a sua disponibilidade, gentileza e dedicação", disse o perfil oficial do evento nesta segunda-feira, 29.

Publicidade

df

As melhores sobremesas do mundo: veja doces brasileiros na lista As melhores sobremesas do mundo: veja doces brasileiros na lista

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações