Comer essa fruta diariamente vai te ajudar a eliminar a gordura na barriga, segundo estudo

Propriedades do ingrediente auxiliam no controle do colesterol e promovem saciedade ao organismo

22 nov 2024 - 12h53
(atualizado às 17h26)
Boy_Anupong/Gettyimages
Boy_Anupong/Gettyimages
Foto: Minha Vida

Quem busca perder peso já deve ter notado que a gordura abdominal é uma das mais difíceis de ser eliminada. Fato é que não existe uma fórmula mágica para queimar a famosa "pochete", sendo o combo de alimentação saudável e a prática de exercícios físicos fatores essenciais para atingir esse objetivo.

No entanto, alguns alimentos podem ajudar na perda de gordura abdominal, como o abacate. De acordo com um estudo publicado em 2021, no Journal of Nutrition, a ingestão diária da fruta pode reduzir os níveis de gordura da região.

Publicidade

Para a pesquisa, 105 pessoas com sobrepeso ou obesidade foram separadas em dois grupos, onde um grupo recebeu refeições diárias com abacate e outro seguiu uma dieta sem a fruta. Após 12 semanas, os voluntários que receberam abacate apresentaram níveis mais baixos de gordura visceral.

Saiba mais: Comer abacate à noite ajuda a emagrecer? Especialista explica

Como o abacate pode ajudar a eliminar a gordura abdominal?

Segundo Eleonora Galvão, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, esse efeito do abacate pode ser atribuído aos ácidos graxos monoinsaturados em sua composição, que ajudam na redução do colesterol LDL - o chamado colesterol ruim - e a promover o aumento do HDL - o colesterol bom -, prevenindo o acumulo de gordura abdominal.

"Essa gordura saudável também atua na sensação de saciedade, retardando o esvaziamento gástrico e reduzindo o consumo exagerado de calorias ao longo do dia", afirma. 

Publicidade

...

Veja mais

Veja também

Doença cardíaca: tipos, causas e prevenção

Prisão de ventre: o que é, como tratar e remédios

Abacate: benefícios para a saúde e tabela nutricional

5 tratamentos para perder gordura abdominal de verdade

Barriga de cerveja: saiba porque ela é mais grave do que parece

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações