Uma macarronada com um bom molho de tomate é sempre uma boa ideia. Mas, se você tem dificuldade em finalizar o molho e acaba sempre deixando-o meio ácido, calma! Para te ajudar, nós listamos algumas ideias que vão ajudar você a tirar a acidez do molho de tomate de forma simples e rápida.
O primeiro passo é entender que a acidez não é um erro na cozinha – é apenas uma resposta natural da fruta, que pode conter altos níveis de potássio, e que, quando cozida, deixa esse sabor ainda mais aparente. Mas a boa notícia é que, independente do grau de acidez do fruto, essa é uma questão simples de contornar – ou você nunca ouviu alguém dizer que é preciso colocar açúcar no molho de tomate?
Vamos às dicas!
Fermento
Dependendo da quantidade de molho que você está fazendo, uma colher de café ou de chá de fermento pode solucionar facilmente o sabor do molho de tomate – essa é uma substância alcalina, que neutraliza a acidez.
Bicarbonato de sódio
Outra dica super famosa quando o assunto é molho é o uso do bicarbonato para ajustar o gosto. Dependendo da quantidade, uma colher de chá ou de café é o bastante para isso.
Catchup
Sim, adicionar um pouco de catchup, que já é adoçado, pode solucionar a acidez. Mas é preciso cuidado: afinal, o molho vai ganhar outro sabor quando se adiciona um produto industrializado como esse na mistura. Tudo depende do seu objetivo com o prato.
Cenoura
Essa é outra daquelas dicas super famosas e antigas da culinária: para tirar a acidez do molho de tomate, basta colocar uma cenoura na panela na hora de apurar. Essa raiz é naturalmente mais doce e "absorve" a acidez do ambiente, equilibrando o gosto.
Açúcar
A dica mais conhecida de todas, com certeza. Colocar uma colher de chá ou de café (dependendo da quantidade de molho) é o bastante para solucionar a questão da acidez, mas é preciso ter cuidado, pois açúcar demais pode deixar o molho muito doce e você vai acabar desequilibrando o sabor colocando mais sal para compensar.