Dica de Chef: aprenda a tirar a acidez do molho de tomate!

Molho de tomate caseiro é bom, mas o excesso de acidez pode estragar a receita. Giu Giunti te ensina a acabar de vez com esse problema; veja

3 set 2022 - 05h00

O tomate é um fruto ácido por natureza, mas muitas vezes essa acidez é tão forte que pode atrapalhar os paladares mais delicados. Às vezes não damos tanta sorte quando usamos tomates frescos ou tomates pelados, eles podem vir tão ácidos que acabamos não tendo tanto prazer em saborear um delicioso molho de tomate.

Dê mais sabor ao seu molho com as dicas de Chef
Dê mais sabor ao seu molho com as dicas de Chef
Foto: Giu Giunti - O Melhor Prato

Ao longo dos anos fui aprendendo várias dicas de como mascarar essa acidez. Adicionava açúcar, mas ele apenas adoça o molho, e dependendo de quão ácido estiver acabamos adoçando demais. Outra dica é usar a cenoura, eu particularmente já uso a cenoura no meio do refogado e ela traz um sabor muito especial, mas está longe de tirar a acidez. Por último e não menos eficaz, é o leite, que possui certa acidez em sua composição, ou seja também não resolve o problema da acidez.

Publicidade

O que realmente resolve esta questão do molho de tomate são itens alcalinos, como o bicarbonato de sódio ou o fermento químico para bolo. Eles reagem com o molho de tomate deixando ele totalmente sem acidez. Precisa ser adicionado em pouca quantidade, por exemplo, para 500g de molho de tomate, meia colher de chá de fermento ou bicarbonato. Quando adicionado ao molho ele espuma e deixa o sabor totalmente suave e sem acidez. Faça o teste e depois me conta!

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações