Podemos dizer que temos a nossa boeuf bourguignon brasileira: a carne de panela é um dos pratos típicos do nosso país. É uma receita muito versátil, conhecida e o melhor de tudo é que o preparo pode ser feito com vários cortes de carnes: patinho, coxão duro, coxão mole, fraldinha ou músculo, por exemplo.
Essa receita é tão versátil que pode ser transformada em uma carne louca, mas como? Só adicionar mais tempo de cozimento na pressão e não colocar os vegetais. Dessa forma a carne que sobra do almoço pode virar desde um sanduíche de carne louca como também um delicioso risoto de carne.
Dá pra brincar com os vegetais e criar uma receita nova. Que jeito, Rafull? No lugar da batata e cenoura, um cogumelo champignon traz uma novidade pra receita. Enfim, a combinação perfeita é aquela que a gente cria na hora da inspiração.
Nessa receita, vou ensinar como fazer a tradicional carne de panela que vai ficar super macia, desmanchando que é simples de cozinhar e fica uma delícia.
Vamos aprender?
Ingredientes
- 600g de patinho cortado em cubos de 5cm
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 2 tomates sem pele
- 3 pimentas de cheiro
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 folha de louro
- Páprica (doce, picante ou defumada)
- Sal
- Pimenta do Reino
- 1 batata
- 1 cenoura
- Cheiro verde
Modo de preparo:
- Na panela de pressão adicione um fio de óleo, deixe aquecer e então coloque a carne e deixe até que seque e fique dourada
- Adicione a cebola, o alho, a pimenta de cheiro e a folha de louro, refogue
- Então coloque os tomates picados e deixe até que fiquem macios
- Junte o extrato de tomate, a páprica e o sal
- Finalize cobrindo com água, deixe ferver e conte 23 minutos a partir do momento em que pegou pressão
- Após esse tempo, adicione a cenoura, a batata e deixe que o líquido seque até que fique um molho mais espesso e as verduras estejam cozidas
- Retire a folha de louro e sirva com cheiro verde