Essa torta de ricota é aquela receita que encontramos na casa da tia, da vó, sempre tem algum familiar que faz essa maravilha. Todas as vezes que servi esse prato, seja no café da manhã, da tarde ou de sobremesa escutei: “Nossa, isso tem gosto de infância”, “Minha mãe colocava uva passa na receita”, sempre com uma história por trás.
Na minha vida não foi diferente, também tenho uma vaga lembrança de infância com esse sabor. Comida afetiva para mim é sempre a melhor. Faço questão de compartilhar com você minha edição especial de receitas de família.
Você pode aproveitar para fazer essa receita para o Dia dos Pais. Afinal, celebrar com quem a gente ama é bom demais, né? Veja abaixo passo a passo da receita.
Ingredientes:
- 400g de Ricota Fresca
- 1 Lata de Leite condensado
- 250ml de leite (1 xic de chá)
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de amido de milho
- Raspas da casca de 2 limões (taiti)
Passo a passo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao forno em um refratário de 30cm x 15cm. Não precisa untar. Pré-aqueça o forno a 180C° e deixe assar por pelo menos 45 minutos. O ponto certo para tirar do forno é quando ela começa a dourar e ficar firme. Eu particularmente gosto de deixar 1 hora.
Ingredientes para a geleia de frutas vermelhas:
- 400g de frutas vermelhas (usei aquelas congeladas de pacotinho)
- 6 colheres de chá de açúcar
- Gotinhas de limão
Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes na panela e deixe ferver, baixe o fogo e cozinhe de maneira branda até que a geleia fique encorpada. Reserve.
Essa torta pode ser servida fria ou quente. Honestamente quando ela sai do forno bem quentinha fica uma delícia com café fresquinho. Depois de fria e bem geladinha é uma ótima opção de sobremesa. Servir com a calda é opcional, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro, adicionar frutas cristalizadas e secas.
Veja o vídeo da receita completa aqui: