Já pensou em fazer seu próprio refrigerante? Uma forma fácil de produzir uma bebida com gás, sabor limão, viralizou na internet e nós fomos testar!
Viral: receita caseira de "soda limonada" faz sucesso na internet
Que a gente adora receitas e experimentos caseiros todo mundo sabe. Mas algumas coisas chamam nossa atenção mais do que outras, não dá para negar.
Foi exatamente o caso de uma receita de refrigerante caseiro que viralizou nas redes sociais - só no TikTok foi assistida mais de 11 milhões de vezes. Compartilhado pelo perfil 'De mãe pra filha', o vídeo com o passo a passo do preparo ganhou o coração dos internautas e despertou o interesse de milhares de pessoas.
Não é para menos: afinal, Dona Edir, a simpática senhorinha do perfil, ensina a preparar um "refrigerante" caseiro com água, suco de limão e açúcar. A mistura descansa por 24 horas, então é envasada e depois de 4 dias se tem o resultado: uma bebida gaseificada que Edir chama de "refrigerante" caseiro.
Vale dizer que o resultado da receita, na verdade, não seria exatamente um refrigerante e sim uma bebida fermentada, parecida com a Spritzbier, uma não alcoólica de origem alemã.
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Testando a receita de bebida fermentada sabor limão
Esta é uma receita bem simples, que utiliza apenas 3 ingredientes e, apesar de demandar um tempo considerável de repouso (5 dias no mínimo), sua execução é bastante fácil.
Ingredientes e materiais utilizados:
-
12 litros de Água potável;
-
300ml de suco de Limão Taiti;
-
Bagaço dos Limões espremidos;
-
1,6Kg de Açúcar;
-
Bacia ou balde plástico que caiba toda a mistura;
-
Garrafas plásticas com tampa suficientes para armazenar 13L de liquido.
Em um recipiente plástico grande e limpo colocamos os 12L de água. Em seguida, acrescentamos o suco de limão e o açúcar, mexendo bem.
Depois, acrescentamos os limões espremidos à mistura (eles foram previamente higienizados).
O próximo passo foi fechar o recipiente com plástico filme - e ainda utilizamos fita adesiva para deixar tudo mais firme. Essa mistura repousou por 24 horas.
Depois de 24 horas, engarrafamos a bebida.
É importante não encher completamente, porque a bebida precisa de espaço para fermentar e gaseificar. Guardamos as garrafas em local sem incidência de luz (na despensa) por 4 dias.
Para saber se a bebida está pronta, o pulo do gato é notar se a garrafa está firme, ou seja, cheia de gás.
A orientação do vídeo original era deixar a bebida fermentando por 4 dias em local protegido de luz e com temperatura ambiente. Para potencializar o teste, depois de 3 dias na despensa, tiramos uma das garrafas e levamos à geladeira nas últimas 24 horas.
Ao final dos 4 dias, a garrafa que colocamos na geladeira estava durinha, mas quando abrimos, não tinha tanto gás e o gosto lembrava um pouco o antiácido Sonrisal. Não rolou.
Então, fomos abrir uma das garrafa que permaneceu na despensa. E aí, sim! Tinha bem mais gás e com um sabor muito bom!
Afinal, a receita de "refrigerante" caseiro funciona ou não?
Sim. A receita funciona muito bem.
Aqui vale mencionar que, quando fizemos a receita, deixamos algumas garrafas por cerca de 10 dias fechadas na despensa e elas ficaram ainda melhores. Vale dizer que depois de 1 semana descansando, colocar a bebida na geladeira um dia antes de consumir não prejudicou o resultado.
Alguns seguidores destacaram que já testaram a dica - inclusive deixando descansar por mais tempo.
"É necessário deixar por mais tempo guardado em lugar escuro, onde não pegue luminosidade, aproximadamente uns 15 dias, pois foi pouco tempo para gaseificar. Por isso não teve o gás desejado, Fica a dica. Eu faço e é muito bom", mencionou Renata Bonetti no Facebook.
Cuidado apenas para não deixar a bebida fermentada descansando tempo demais, pois com o tempo os micro-organismos transformam todo o açúcar em álcool, ou seja, ela pode acabar ficando alcoólica.
O resultado parece mais H2OH do que Soda, mas é gostoso. Apenas um detalhe: não é refrigerante.
Refrigerante ou bebida fermentada?
Segundo informações da ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), os refrigerantes são bebidas gaseificadas desenvolvidas a partir da invenção de uma tecnologia que permite a injeção de gás carbônico (CO2) na água. Este processo buscava reproduzir artificialmente as características das águas gaseificadas provenientes de fontes naturais.
A receita testada, apesar de também ser gaseificada, tem este gás resultante de um processo de fermentação natural. No início do texto, comparamos a bebida com a Spritzbier, justamente porque o processo de fabricação é o mesmo, a única diferença é que a receita original alemã leva gengibre em sua composição.
Um trabalho acadêmico apresentado no Congresso Brasileiro de Engenharia Química no ano de 2018 monitorou a produção da bebida fermentada Spritzbier (água, limão, açúcar e gengibre) e classificou a bebida como: fermentada, não alcoólica, de fácil reprodução doméstica e de baixo custo.
Apesar do processo de fermentação natural ser capaz de resultar em teor alcoólico, as amostras analisadas pelos pesquisadores possuíam percentual alcoólico entre 0,1 e 0,3g/L, quando, no Brasil, para uma bebida ser considerada alcoólica este número precisa ser superior a 0,5g/L. Aqui vale destacar que o experimento utilizou levedura no processo - o que agiliza a fermentação.
Nas redes sociais, nossos seguidores apontaram algumas hipóteses que podem interferir no resultado da receita; dentre elas a incorreta higienização dos utensílios, dos limões e até o tipo de água utilizada.
"Vale ressaltar que se for água da pia, pode não dar certo porque a água pode ter resquícios de cloro, o que impede a fermentação", alertou Edil Neto no TikTok.
O comentário de Edil tem fundamento. Quem faz pão caseiro, por exemplo, sabe que o ideal é evitar o uso de água da torneira, porque o cloro pode afetar negativamente a fermentação do pão. Isso vale para qualquer receita que precise de fermentação.
Como fazer em menores quantidades da bebida
Caso você queira testar a receita, mas não esteja a fim de preparar uma quantidade tão grande, basta fracionar os ingredientes em partes iguais. Abaixo, uma "colinha" com base na receita original, compartilhada por dona Edir:
- Para 6 litros de água utilize 150ml de suco e 800g de açúcar;
- Para 4 litros de água utilize 100ml de suco e 533g de açúcar;
- Para 2 litros de água utilize 50ml de suco e 266g de açúcar.
Receita gourmetizada
A receita de dona Edir ganhou a internet chegou até o chef Bruno Salomão, do canal Cansei de ser chef. Em um vídeo de seu canal, Bruno menciona que testou a receita original, mas que para seu paladar, algumas coisas poderiam ser modificadas. Então, o chef resolveu adaptar.
A receita de Salomão leva os seguintes ingredientes: 1kg de açúcar, 9,5L de água mineral, 1/2 colher chá sal, casca de 9 limões taitis, casca de 9 limões sicilianos, 300ml de suco de limão siciliano, 200ml de suco de limão taiti e uma pitada de ácido cítrico.
O chef reforça muito a importância do cuidado com a higienização dos limões e dos utensílios utilizados, bem como a importância do uso de água mineral ou, na pior das hipóteses, de água bem fervida.
Ao contrário do vídeo original, a bebida fermentada de Bruno descansou por 6 dias e o mesmo afirma que, após refrigerada, ela pode ser armazenada por até 1 ano - isso porque, como vimos anteriormente, ao ir para a geladeira o processo de fermentação é interrompido.
O que você precisa saber sobre esta dica
- O "refrigerante caseiro de limão" funciona - mas não é um refrigerante;
- Seu sabor lembra bastante a bebida saborizada H2OH;
- Quanto mais tempo ficar fermentando, mais gás (deixamos até 10 dias);
- Se deixar fermentando tempo demais fora da geladeira, a bebida fica alcoólica.
- Utilize água mineral, se possível, ou pelo menos ferva a água;
- Higienize bem os limões e todos os utensílios utilizados no preparo.
Assista aqui nosso vídeo completo, com mais detalhes.