A tradicional Casa do Pão de Queijo, que tem dezenas de lojas espalhadas pelo Brasil, foi inaugurada em 1967 na rua Aurora, em São Paulo. Há mais de 35 anos, a mascote da marca - uma simpática vovó - ilustra o logotipo da empresa.
A inspiração da logo veio da vovó mineira Arthêmia Carneiro, criadora da receita do pão de queijo da marca. O seu filho Mario Carneiro, foi quem abriu a nossa primeira loja em São Paulo, mas o rosto da mãe tornou-se símbolo da empresa somente em 1987
Nascida na cidade de Monte Alegre, em Minas Gerais, Arthêmia mudou-se para São Paulo e passou a vender os famosos quitutes mineiros para restaurantes na década de 60. Ela morreu em 1997, aos 92 anos.
Pedido de recuperação judicial
A Casa do Pão de Queijo pediu recuperação judicial na última sexta-feira (28) para a fábrica e 28 lojas próprias. O protocolo é citado pela rede como a "solução para a situação financeira atual, de modo a permitir à direção da empresa honrar todos os seus compromissos".
A empresa ainda afirma que tem faturas de energia elétrica em atraso e pede ao juiz responsável que o serviço não seja interrompido, pois o mesmo "acarretará a paralisação das atividades comerciais".