Conheça os tipos de panela e em qual delas investir para sua cozinha

15 jan 2023 - 20h07
(atualizado em 16/1/2023 às 18h31)
As panelas de inox são as queridinhas da cozinha dos brasileiros – Foto: Shutterstock
As panelas de inox são as queridinhas da cozinha dos brasileiros – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Se você acha que os tipos de panela são todos iguais e não faz diferença em qual cozinhar, saiba que está enganado! Isso porque tão importante quanto a seleção dos ingredientes é a escolha da panela certa para cada situação.

Todo mundo já preparou um prato que mesmo seguindo o passo a passo certinho da receita acabou dando errado! E isso provavelmente pode ter acontecido por conta da panela errada, viu? Por isso, saber como escolher a panela é fundamental para uma vida melhor na cozinha.

Publicidade

Alimentos bem preparados vão muito além de caprichar no tempero, economia de tempo na cozinha e até mesmo limpeza estão associados ao tipo certo de panela. A seguir você vai conhecer melhor para que cada uma serve e os principais tipos de panela existentes no mercado!

Antes de saber quais são os tipos de panela, é importante ter um kit básico para começar:

Existem variados tipos de panela e elas não variam só no formato, mas no cabo e no tipo de material também. Cada um deles vai fazer a diferença na hora de preparar a comida e deve ser considerado para que o prato saia do jeito que imagina.

Portanto, antes de conhecer e escolher os tipos de panela, você vai precisar de um kit básico e ver o que se encaixa melhor na rotina da sua cozinha e no tamanho da sua família também.

Mas para começar, o que não pode faltar na sua cozinha é:

  • Assadeira
  • Panela com cabo
  • Frigideira (de preferência antiaderente)

Você pode pensar que apenas 3 tipos de panela é pouco, mas na verdade, o segredo está em investir em produtos de boa qualidade. Ou seja, vale a pena pagar um pouco mais caro e ter a certeza de que vai levar para casa um produto bom! Afinal, ter boas panelas é um investimento, porque elas podem durar por muito tempo.

Publicidade

Com esse kit básico dá para se virar bem na cozinha já que com elas vai ser possível possível grelhar, fritar, cozinhar e assar sem problemas.

Saiba quais são os tipos de panela

Os 3 tipos de panelas citados é só o necessário para começar. A verdade é que existe uma variedade enorme, e você não precisa comprar tudo de uma vez: o importante é conhecer. Com o tempo e com a sua rotina, fica mais fácil saber quais serão usadas na sua cozinha de fato!

Então vamos conhecer os tipos de panela para que cada uma serve:

Panela com cabo

Essa panela não pode faltar na cozinha, por ser versátil ela se torna curinga. Com esse tipo de panela é possível fazer arroz, molhos, purê, frituras, macarrão e uma variedade enorme de preparos incluindo os mais complexos.

Frigideira

Sabe aquele bife com uma crostinha crocante? Isso só é possível devido à frigideira. Muito usada para grelhar, selar e fritar alimentos, o fundo dela atinge temperaturas altíssimas. Seu formato não retém o calor, sendo assim ele se concentra por completo na parte que entra em contato com o alimento.

Publicidade

Panela de pressão

Temida por muito mas de uma praticidade enorme, a panela de pressão facilita o dia-a-dia na hora de fazer feijão, por exemplo. Mas não é só para isso que ela é usada, a principal vantagem desse tipo de panela é acelerar o processo de cozimento dos alimentos no geral.

Com a panela de pressão, o vapor fica retido o que aumenta a temperatura interna, por isso o cozimento é rápido. Mas se você tem muito medo, pode optar pela panela de pressão elétrica. Esse modelo, usa menos água que a panela de pressão tradicional e também passa mais segurança na hora de cozinhar, além de trazer outras vantagens e cozinhar absolutamente tudo. Existem diversos modelos e marcas, é só escolher a de sua preferência.

Caldeirão e caçarola

Os dois são muito parecidos e tem praticamente a mesma utilidade na cozinha! Ambos servem, para fazer ensopados, cozidos e alguns preparos com carne e alimentos que precisam de mais tempo de cozimento.

A diferença do caldeirão é a profundidade, ou seja, cabe mais água. Prefira ele na hora de fazer uma sopa ou algum tipo de ensopado.

Conheça os materiais mais populares

Já deu para perceber que panela não é tudo igual e assim como o formato, o material da panela também vai interferir no resultado final do seu alimento. Conheça a seguir os materiais mais usados:

Publicidade

Panelas de inox

As panelas de inox são as queridinhas da cozinha dos brasileiros – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Resistentes e não não alteram o sabor do alimento. São ideais para quem não abre mão de praticidade na cozinha. Porém, requer mais atenção, por acelerar o cozimento é preciso tomar cuidado para a comida não queimar. Mas toda essa beleza e praticidade tem um preço, porque os modelos de inox são os mais caros! É recomendada para quem já tem certa experiência na cozinha.

Panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica são conhecidas por seu visual chamativo – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

As panelas de cerâmica contam com um dos melhores materiais antiaderentes. E mesmo após o fogo já ter sido apagado, ela consegue manter o calor dos alimentos por mais tempo. Por esse motivo, é preciso cuidado para que a comida não passe do ponto.

Panelas com teflon

As panelas de teflon costumam ser a primeira aquisição de muita gente – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Ela é antiaderente, mas comparada aos modelos anteriores, possui uma qualidade inferior. E isso se reflete em sua durabilidade: com o tempo, vão aparecer alguns riscos em suas panelas porque o material não é tão resistente. Quando isso acontecer, troque de panela quanto antes porque o teflon libera partículas na comida e isso é prejudicial à saúde, além de alterar o gosto da comida também!

Panelas esmaltadas

As panelas esmaltadas não são recomendadas para o cozimento – Foto: Shutterstock
Foto: Guia da Cozinha

Esse tipo de panela é mais bonito do que útil, viu? Na verdade serve mesmo para ferver água! Por isso é muito comum encontrar esse material em chaleiras e leiteiras. Caso escolha comprar panelas esmaltadas, esteja atento a qualidade do esmalte, pois assim como o teflon, ele acaba soltando com facilidade.

Publicidade

E aí, curtiu o nosso guia sobre os tipos de panela? Não deixe de compartilhar essas informações pois elas podem ajudar muita gente que está em busca de montar a sua primeira cozinha!

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações