Na última semana, uma situação envolvendo o craque português Cristiano Ronaldo ganhou os noticiários. Aparentemente, o atacante está em busca de um chef de cozinha para a sua mansão em Cascais, Portugal. Com um salário de 6 mil euros (R$ 34 mil), as únicas exigências são que o profissional domine a culinária tradicional portuguesa e saiba também sobre culinária oriental.
Vale ressaltar que a alimentação é uma parte muito importante na vida dele. Aos 37 anos, Cristiano Ronaldo ainda é considerado um jogador de futebol de alto nível, e esbanja um condicionamento físico de invejar. Mas o que muita gente não sabe é que todos esses resultados são frutos de sua devoção à dieta mediterrânea.
Conhecida principalmente por prezar por uma alimentação natural e sem produtos industrializados, a dieta mediterrânea é rica em frutas, legumes, verduras, peixes e frutos do mar ricos em ômega 3. Além disso, ela é indicada para quem gostaria de ter uma alimentação mais saudável, conforme explica a nutricionista Tatiana Amalfi.
"Neste tipo de dieta a pessoa precisa incluir uma grande variedade de legumes e verduras no prato, deixando ele o mais colorido possível. Adicionar folhas verdes e roxas, cenoura, beterraba, rabanete (cru), couve, chuchu ou algum legume refogado como inhame, ou mandioca, por exemplo. Associados a uma boa fonte de proteína como peixe fresco, seria interessante para grande parte da população que pensa em uma vida mais saudável e na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares", relata a especialista.
Indicada também para atletas amadores
Por ser rica em alimentos in natura e fontes de gorduras boas, o estilo alimentar de Cristiano Ronaldo também é excelente para quem busca bom rendimento em atividades físicas. "A dieta mediterrânea para um atleta acaba sendo muito completa por conter fontes de vitaminas e minerais importantes – como o cálcio – presente nos laticínios, que é responsável pela formação e manutenção da massa óssea do corpo", explica.
Então, se você quer melhorar o desempenho na academia, quem sabe a dieta mediterrânea não pode te ajudar? Ainda assim, vale lembrar que antes de qualquer mudança na alimentação, o ideal é procurar por um especialista. Com apoio médico, ficará mais fácil melhorar seu estilo de vida e se tornar mais saudável.
Fonte: SportLife; Tatiana Amalfi, nutricionista clínica.