A airfryer é um eletrodoméstico prático e eficiente no preparo de alimentos com pouco uso de óleo e rapidez. Carne, batata, legumes, bolos e até pudim podem ser preparados na fritadeira elétrica. Mas, nem tudo é permitido. Alguns alimentos não são indicados já que, além de não terem o resultado esperado, podem prejudicar o funcionamento do aparelho.
Confira que tipo de comida não deve ser preparada na aifryer:
1 - Alimentos leves
Esqueça a pipoca e mais alguns alimentos leves e pequenos como folhas de vegetais ou massa seca em pedaços. A comida pode "voar" na parte elétrica durante o preparo e comprometer o funcionamento da fritadeira.
Alguns modelos de airfryers têm uma grade que protege a resistência, mas mesmo assim, pode acumular resíduos.
2- Alimentos que soltam vapor ou fumaça
Churrasquinho em casa é tentador, mas a fumaça da gordura de alguns cortes de carne, como a picanha, pode danificar o aparelho.
O melhor, neste caso, é preparar a carne no fogão, na churrasqueira ou em fritadeiras próprias que vem com grelha para isso.
3- Alimentos grandes que mal cabem no cesto
Comidas muito grandes, com pouco espaço no cesto, podem encostar na parte elétrica e causar problemas. Olhe no manual do produto o tamanho máximo que cabe no cesto.
4- Caldas, molhos, queijos, mel, geleia e empanados
Alimentos com muito queijo, requeijão ou catupiry e molhos podem derreter e grudar na grade do cesto e se tornar uma pesadelo na hora da limpeza, assim como empanados. O mesmo acontece com açúcar derretido, caldas, mel e geleias.
5- Precisa de água
A massa crua do macarrão precisa de água fervente para cozinhar e isso não pode ser feito na fritadeira.
Consulte sempre o manual da sua air fryer para saber as especificações e evitar problemas, já que atualmente existem variedades de tamanhos e funções no mercado.