O Dia da Cachaça é uma ótima oportunidade para celebrar uma das bebidas mais populares do Brasil, usada tanto na preparação de drinks (como a inconfundível caipirinha) quanto no preparo de pratos e em outros momentos da gastronomia brasileira.
Também chamado de Dia Nacional da Cachaça, a data foi uma criação recente, apesar de a bebida ter uma história centenária que remonta ao século 16.
Como surgiu o Dia da Cachaça?
O Dia Nacional da Cachaça é celebrado em 13 de setembro e foi uma criação do IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), fundado em 2006 como um esforço de grandes, médias e pequenas empresas para defender o setor produtivo da bebida destilada.
A data foi criada pela entidade em 2009 e remonta a uma história que ocorreu em 13 de setembro de 1661. Na ocasião, a rainha de Portugal Luísa de Gusmão, esposa de D. João IV, autorizou a retomada da produção e comercialização da cachaça no território brasileiro, que à época ainda era colônia portuguesa.
A liberação da monarca ocorreu após décadas de proibição. A bebida ganhou popularidade na colônia, superando inclusive a bagaceira, bebida alcoólica portuguesa fabricada com o bagaço da uva. Em 1630, o rei de Portugal proibiu a produção de cachaça.
A bebida continuou a ser produzida até 1659, quando um novo decreto português estabeleceu medidas como deportação e destruição de alambiques produtores de cachaça. Os produtores, então, realizaram uma rebelião para pedir a legalização da bebida destilada, o que ocorreu em 13 de setembro de 1661.
Quando foi criada a cachaça?
Estima-se que a cachaça foi a primeira bebida destilada do continente americano e sua criação de forma organizada coincide com a chegada dos portugueses ao território brasileiro, entre os anos de 1516 e 1532.
Não existe registro sobre o primeiro local em que a destilação de cachaça começou, apesar de estudiosos indicarem versões de fabricação de cachaça em Itamaracá (entre os atuais estados da Paraíba e de Pernambuco), Porto Seguro (Bahia) e São Vicente (São Paulo).
Registros históricos indicam também que a bebida começou a ser produzida em engenhos de açúcar localizados no litoral. Uma das linhas de raciocínio afirma que os portugueses que estavam no país começaram a elaborar uma bebida destilada feita a partir da fermentação e destilação de derivados do caldo de cana, assim como faziam com a bagaceira.
Em outra corrente, estudiosos sugerem que, em engenhos de açúcar e fazendas de cana, a fervura da garapa usada para a fabricação do ingrediente dava origem a uma espuma, que era separada do restante do líquido e colocada nos cochos de alimentação dos animais.
Essa espuma, então, fermentava e formava um caldo, chamado de “cagaça”. Após observarem os efeitos dessa substância no gado, as pessoas escravizadas no engenho experimentaram esse caldo e passaram a destilar a substância. Com o tempo, a destilação passou a ser feita também com o melaço e com o caldo de cana.
Curiosidades sobre a cachaça
A cachaça tem uma história secular e hoje é um dos destilados brasileiros mais conhecidos ao redor do mundo. Confira algumas curiosidades:
A cachaça é fabricada com o mosto fermentado do caldo da cana-de açúcar e apresenta teor alcoólico entre 38% e 48%;
Um decreto criado em 2003 regulamenta a produção de cachaça e estabeleceu o teor alcoólico e a técnica de produção a partir da destilação do mosto fermentado;
A denominação cachaça é utilizada apenas para a produção do aguardente de cana que é produzido no Brasil;
O rum foi criado na ilha de Barbados em 1655 por holandeses que foram expulsos de Pernambuco 1 ano antes. A bebida também é feita a partir da destilação de melaço ou caldo de cana;
Podem ser usados mais de 30 tipos de madeira para armazenar e envelhecer cachaça e dar origem a produtos como a cachaça de alambique, em diversas tonalidades e aromas;
Estima-se que a cachaça é exportada para pelo menos 70 países e, em 2022, registrou um recorde no valor das exportações: US$ 18,47 milhões, segundo dados compilados pelo IBRAC;
No mesmo ano, foram mais de 8,6 milhões de litros de cachaça exportados pelo Brasil para outras nações;
Entre os principais mercados de cachaça no mundo, estão Alemanha, França, Itália, Estados Unidos, Portugal e Paraguai;
A caipirinha foi criada em 1918, durante o surto da Gripe Espanhola, como um remédio contra a doença no interior do estado de São Paulo.
Receitas de drink com cachaça
Para celebrar o Dia da Cachaça, nada melhor do que saborear esta bebida cheia de história e com sabor sem igual. Além de ser consumida pura, é possível usar a cachaça em diferentes drinks.
A bebida pode ser produzida entre diferentes tipos:
Cachaça prata ou tradicional
Sem coloração, pode ser envelhecida em madeiras como amendoim, jequitibá-branco ou freijó, ou ser armazenadas em aço inoxidável.
Cachaça ouro ou envelhecida
Apresenta coloração por ser armazenada em barril de madeiras como carvalho, umburana ou bálsamo. Costuma ser apreciada pura.
Confira 3 receitas de drinks que levam cachaça para comemorar o dia nacional da bebida.
Caipirinha de limão
Ingredientes
- 40 ml de cachaça, de preferência do tipo prata.
- 1 1/2 colher de chá de açúcar.
- 1 limão.
- Gelo.
Modo de preparo
- Descasque o limão e corte-o ao meio e depois em fatias finas;
- Em um copo, coloque açúcar, limão e amasse bem;
- Depois, adicione a cachaça e o gelo;
- Misture e sirva em seguida.
Bombeirinho
Ingredientes
- 40 ml de cachaça
- 5 ml de suco de limão
- Xarope de groselha e gelo a gosto
Modo de preparo
- Coloque o suco de limão, a cachaça e o xarope de groselha em um copo;
- Misture bem os ingredientes e acrescente as pedras de gelo;
- Sirva em seguida.
Batida de paçoca
Ingredientes
- 200 ml de cachaça
- 395 g de leite condensado
- 150 g de paçoca
- Gelo a gosto
Modo de preparo
- No liquidificador, coloque o leite condensado, a cachaça e a paçoca;
- Bata até a substância ficar com uma consistência homogênea;
- Coloque a bebida em um copo, adicione gelo e sirva.
Para aprender mais sobre drinks, bebidas, comidas e outras iguarias brasileiras e de outros lugares do mundo, acesse o Degusta e aproveite as receitas e curiosidades da gastronomia!