O Dia do Sushi é celebrado nesta sexta-feira (1), e o prato típico da culinária japonesa caiu no gosto dos brasileiros há anos. Na hora de pedir seu favorito, você sabe qual escolher ou se confunde com tantas opções?
A influenciadora Fê Mendes, que tem um perfil no Instagram com mais de 1,4 milhões de seguidores onde fala sobre sushi, ensinou em um vídeo a diferenciar os tipos clássicos do sushi. Confira!
Sushi é tudo aquilo que leva arroz e peixe, portanto, sashimi não é sushi, já que é feito apenas com o peixe cru. O sushi se divide em nigiri e maki. O primeiro é o bolinho de arroz, coberto com peixes ou frutos- do-mar, e ele pode ser montando com ou sem tirinha. Já o maki, também conhecido como makimono ou norimaki são todos os tipos de rolinhos feitos com algas.
Os tipos de sushis mais comuns no Brasil são:
- Hosomaki: mais fininho com algas aparentes.
- Sakemaki: recheado com salmão.
- Tekkamaki: recheado com atum.
- Kappamaki: recheado com pepino.
- Uromaki: é enrolado ao contrário, o arroz fica para fora e a alga por dentro. Os dois mais conhecidos no Brasil são o califórnia (pepino, kani e manga) e o filadélfia (peixe com creamcheese).
- Futomaki: é um rolo espesso, com bastante recheio, principalmente de vegetais.
- Temaki: é enrolado com a mão em formato de cone.
Entenda a diferença entre gukan e joe
O gukan tem um formato de um navio de guerra. Ele é um sushi tradicional enrolado com alga e com recheio ou cobertura. Já o joe não leva alga e é enrolado com uma fatia de peixe cru (atum, salmão, peixe branco) e pode ser preparado com coberturas variadas.