Uma das bebidas mais populares do mundo tem um dia para chamar de seu: o Dia Internacional da Cerveja é celebrado anualmente na primeira sexta-feira do mês de agosto. A data foi criada em 2007, nos Estados Unidos, para celebrar a bebida alcoólica presente em diversos lugares ao redor do mundo.
A cerveja pode ser consumida em diversas ocasiões, entre amigos, família e celebrações diversas. É possível desde harmonizar cervejas com um almoço especial até consumir a cerveja no café da manhã, caso você more na Baviera.
Quando é o Dia Internacional da Cerveja?
O Dia Internacional da Cerveja, também conhecido como International Beer Day, é celebrado sempre na primeira sexta-feira de agosto. Isso quer dizer que, em 2023, a data será em 04/08.
Em 2024, o Dia da Cerveja será celebrado em 2 de agosto.
A celebração foi criada nos Estados Unidos, em 2007, em um bar da cidade de Santa Cruz, no estado da Califórnia. Em uma sexta-feira de agosto, um grupo de amigos, entre eles o cervejeiro Jesse Avshalomov, intitularam aquele dia como o Dia Internacional da Cerveja.
A data visa celebrar os produtores, consumidores e garçons, personagens principais quando o assunto é tomar uma boa cerveja gelada. Estima-se que a celebração ocorra em mais de 80 países, incluindo o Brasil.
É bom lembrar que a cerveja tem importante papel na economia, sendo fonte de emprego e renda para quem atua direta ou indiretamente na cadeia produtiva. Um levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas) indica que, para cada emprego gerado em uma cervejaria, são criados na cadeia produtiva outros 34 postos de trabalho.
Além disso, no Brasil, estima-se que a indústria cervejeira é responsável por gerar mais de 2 milhões de empregos, de acordo com o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja).
Quando a cerveja foi inventada?
Estima-se que a cerveja foi inventada na antiga Mesopotâmia, há mais de 5 mil anos. Naquela época, as mulheres preparavam grãos e ervas para a alimentação dos povoados da região, que hoje corresponde ao território da Síria e do Iraque.
Conforme os ingredientes que colhiam eram cozidos, a mistura gerava uma fermentação natural que deixava a substância com sabor agradável. Povos como os sumérios, os egípcios e os babilônios aprimoraram a produção e, ao longo dos séculos, a cerveja passou a se expandir para o Oriente Médio e a Europa. Já no século 18, começou a produção em larga escala de cerveja ao redor do mundo.
Qual é o país que mais consome cerveja no mundo?
O país que mais consome cerveja no mundo é a China, segundo o relatório global de consumo de cerveja da Kirin Holdings. O estudo indica que, a cada 5 cervejas consumidas no mundo, 1 é bebida no país chinês.
Em segundo lugar, estão os Estados Unidos. O Brasil está na terceira posição, seguido por Rússia, México, Alemanha, Reino Unido, Japão, Vietnã e Espanha.
Cervejas mais vendidas no mundo
O alto consumo chinês também é refletido entre as marcas de cerveja mais vendidas do mundo, de acordo com ranking do GlobalData Consumer. A lista é composta pelos seguintes nomes:
- Snow (China)
- Budweiser (EUA)
- Tsingtao (China)
- Bud Light (EUA)
- Skol (Brasil)
- Heineken (Holanda)
- Harbin (China)
- Yanjing (China)
- Corona (México)
- Coors Light (EUA)
Quantos tipos de cerveja existem?
Existem muitos tipos de cerveja no mercado, cada um para agradar aos mais diversos paladares. Também é importante entender as diferenças de cada tipo para combiná-los com as melhores ocasiões e harmonizar com pratos e até sobremesas.
Entre os tipos mais populares de cerveja, estão:
Pilsen
A pilsen é uma cerveja mais leve e que tem sabor mais sutil do que outras cervejas. Entre suas características, estão os tons claros e aromas e sabores de lúpulo e malte e amargor entre leve e alto. Em geral, combinam com pratos simples e petiscos, como pastéis e amendoins.
Lager
A lager é uma cerveja de baixa fermentação, que se desenvolve em temperaturas baixas. Pode combinar com uma série de pratos e tem cor, geralmente, dourada. Assim como a pilsen, também tem gosto mais leve e amargor entre médio e alto.
Pale ale
Cervejas do tipo pale ale são bebidas de alta fermentação e isso deixa o sabor mais encorpado, doce ou amargo. O teor alcoólico também costuma ser maior do que as cervejas anteriores. Por isso, combina mais com pratos gordurosos, como hambúrgueres.
Bock
A bock é uma cerveja escura e que combina com locais mais frios ou o inverno. O teor alcoólico também é maior do que outros tipos de cerveja e, entre suas características, está o aroma e o sabor com notas de chocolate, caramelo e café. Combina bem com carnes defumadas.
Weissbier
A weissbier é um tipo de cerveja característico da Alemanha e pode ser combinada com uma série de pratos, como massas, saladas e carnes. Em geral, a coloração é clara e o sabor mais ácido e refrescante.
Para aprender mais sobre bebidas, receitas e outras curiosidades do universo da gastronomia, acesse o Degusta.