Tão importante que tem até data especial para chamar de sua! O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril pelos amantes da bebida. A data serve como homenagem e lembrança da importância do produto para famílias, comunidades e governos, afinal, a bebida tem valor econômico e cultural.
Justamente por essa relevância, não bastou apenas uma data. Há ainda as celebrações de nível nacional, no Brasil, e de caráter internacional, que engloba dezenas de países. Em todos os casos, o propósito passa por exaltar o café.
Dia Nacional do Café
Presente em milhões de casas brasileiras, o café é parte da formação do Brasil, que é hoje o maior produtor e exportador da bebida no mundo. Por aqui, a data é celebrada em 24 de maio.
Dia Internacional do Café
Desde 2015, todo 1º de outubro também é dia de celebrar o café em união com outros países. A data foi organizada pelos, na época, 74 Estados Membro da Organização Internacional do Café (OIC). Eles pretendiam instituir um momento para comemorar a diversidade, a qualidade e a paixão do setor cafeeiro.
História do café
O café, assim como outras iguarias, veio da África, mas precisamente da Etiópia. Conta-se que antes disso o grão foi descoberto por um pastor de cabras africano, com ajuda de um monge.
Como lembra a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), isso é o que diz a Lenda de Kaldi, registrada em manuscritos do Iêmen, datados de 575 d.C. De acordo com o relato, o pastor percebeu que suas cabras ficavam alegres e enérgicas após mastigar os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos que haviam nos campos.
Soma-se à lenda o fato de que os registros históricos apontam como essa a época em que se começou a explorar as possibilidades de consumo do café. Os etíopes, de onde oficialmente tudo começou, costumavam ingerir o fruto. Eles se alimentavam da polpa doce, macerada ou misturavam em banhas nas refeições.
Outros usos eram a partir das folhas - mastigadas ou aproveitadas para preparar chá - e produziam suco fermentado, que era transformado em bebida alcóolica. Anos à frente, os árabes dominaram as técnicas de plantio e preparação do fruto e as nações européias, enquanto colonizadoras, difundiram a produção e o consumo para o resto do mundo.
Como o café chegou ao Brasil
As primeiras mudas de sementes de café do Brasil foram trazidas pelo brasileiro Sargento-Mor Francisco e Mello para Belém, no Pará, em 1720. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ele teve acesso às sementes quando visitou a Guiana Francesa e as trouxe para o país com a desculpa de resolver litígios territoriais.
A partir daí, as condições climáticas favoreceram o cultivo do fruto no Vale do Paraíba, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e inaugurou um novo ciclo econômico no Brasil. Foi assim que o café se tornou o principal produto de exportação brasileira à época.
Ainda hoje, o Brasil é o maior exportador e produtor da bebida, além de ser o país onde ela é mais consumida quente. Quanto a versão fria, o cold brew, o Brasil fica em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos.
Curiosidades sobre o café
Composição química
A substância mais conhecida do café é a cafeína, responsável por dar estímulo e energia, mas ela não é a única presente na composição. O grão reúne uma série de minerais, como cálcio e ferro; aminoácidos; lipídeos; a niacina, uma vitamina do complexo B; e ácidos clorogênicos.
Tipos de grão
Há vários tipos de grãos de café, sendo os grãos arábica e robusta os mais produzidos no Brasil. O primeiro é cultivado em regiões montanhosas, que rendem cafés de aroma intenso. São conhecidos ainda pelo sabor mais adocicado.
Já o robusta, também chamado de conillon, é cultivado no nível do mar, em vastas plantações, e leva esse nome por seu alto rendimento na colheita. Quanto ao sabor, segundo o blog Intercoffee, esse é um tipo mais forte e áspero.
Métodos de preparação
Usar um coador de pano para fazer café foi um hábito que acompanhou gerações e é também um método de preparo da bebida reconhecido. Mas há outros diversos meios de fazer café. Hoje, alguns dos mais usados são o clássico expresso, quando os grãos são moídos na hora na máquina, e o Melitta, que utiliza um filtro de papel para misturar a água quente.
Propriedades benéficas para a saúde
- Ajuda a manter o foco pelo poder da cafeína de aumentar a concentração e melhorar a memória
- Dá energia e, consequentemente, melhora o desempenho durante atividades físicas
- Pode contribuir para o emagrecimento por proporcionar a liberação de ácidos graxos, utilizados pelo corpo como fonte de energia
- Alivia o estresse, graças ao poder da cafeína e do ácido clorogênico. que melhoram o humor
- Ajuda o organismo a fazer digestão
Receitas
Café gelado, por Alto Astral
Ingredientes:
- 1 colher de chá de gelatina sem sabor
- 1 xícara de café pronto e frio
- 1 lata de creme de leite gelada e sem soro
- 7 colheres de sopa de açúcar
- Chantilly a gosto
Modo de preparo
Misture a gelatina café e mexa até dissolver tudo. Em seguida, coloque o creme de leite, o açúcar e a mistura do café com a gelatina no liquidificador. Bata tudo até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Despejo o liquído em um recipiente da sua preferência e coloque na geladeira por uma hora. Para finalizar, retire, enfeite com chantilly a gosto.
Bolo de café com chocolate, por Guia da Cozinha
Ingredientes:
- 2 ovos
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 xícara de manteiga derretida
- 2 xícaras de chocolate em pó
- 1 xícara de água fervendo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Calda:
- 1 xícara de café coado forte
- 1 colher de sopa de achocolatado em pó
- 2 colheres de sopa de licor de amêndoas
Cobertura:
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de achocolatado em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 lata de creme de leite sem soro
Modo de preparo
Bata os ovos com açúcar no liquidificador. Adicione a manteiga e o chocolate. Com o liquidificador ainda ligado, coloque água fervendo e bata mais um pouco. Transfira para uma tigela e adicione a farinha e o fermento. Despeje em uma fôrma de 25cm de diâmetro, untada e enfarinhada e asse em forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Espere esfriar, desenforme, coloque o bolo em uma travessa e faça vários furos com a ajuda de um garfo. Depois, misture o café com o achocolatado e o licor de amêndoas e regue o bolo. Em uma panela, misture o leite condensado, o achocolatado e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo até desprender do fundo. Deixe esfriar um pouco e adicione o creme de leite. Misture bem, espalhe sobre o bolo e sirva.
Café com doce de leite, por Guia da Cozinha
Ingredientes:
- 2 xícaras de café pronto sem açúcar
- 4 xícaras de sorvete de creme
- 1 e 1/2 xícara de doce de leite cremoso
- 1 xícara de chantilly pronto
- Chocolate em pó para polvilhar
Modo de preparo:
Bata o café, o sorvete de creme e 1/2 xícara do doce de leite por 1 minuto no liquidificador. Coloque as colheradas do doce de leite restante no fundo de taças médias e divida o café batido sobre ele. Transfira o chantilly para um saco de confeitar com o bico de sua preferência e decore sobre a bebida. Polvilhe com chocolate em pó e sirva.