Dia Mundial do Chocolate: conheça a origem e os 10 melhores chocolates do mundo!

Dia Mundial do Chocolate é comemorado anualmente em 7 de julho. Entenda a origem da data e mais

7 jul 2024 - 05h00
Conheça curiosidades sobre o Dia Mundial do Chocolate
Conheça curiosidades sobre o Dia Mundial do Chocolate
Foto: Divulgação / Flipar

O chocolate é um dos doces mais desejados do mundo. É difícil encontrar quem não goste de um pedacinho em suas muitas versões: ao leite, branco, crocante, com passas, meio amargo, recheado, com cookies... Hum! São tantas opções que é impossível resistir! Além de ser delicioso, se consumido com moderação, oferece até benefícios para a saúde.

Qual é o Dia Mundial do Chocolate?

O Dia Mundial do Chocolate é celebrado neste domingo, 7, e Degusta te conta detalhes sobre a data e sobre essa sobremesa.

Publicidade

Origem da data e história

A data marca a chegada do produto na Europa no século 15. Antes disso, a mercadoria só era conhecida e consumida pelos povos maias e astecas, que costumavam beber chocolate, que era considerado por eles um produto sagrado. Os maias também torravam as sementes e misturavam com iguarias como pimenta, milho fermentado e especiarias.

Nessa época da chegada à Europa, ele era conhecido como ouro negro e era um símbolo de status, riqueza e poder. O produto só se tornou popular após a Revolução Industrial.

Chegada do chocolate ao Brasil

As sementes do cacau só chegaram ao Brasil por volta de 1746. O fazendeiro baiano Antônio Dias Ribeiro ganhou de presente. Depois disso, as primeiras lavouras de cacau foram cultivadas na Bahia,com  clima e solo favoráveis para o plantio.

Queridinho entre os brasileiros e disponível no mercado em vários sabores e marcas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a produção de chocolate no país alcançou 511 mil toneladas em 2021.

Publicidade

Os 10 melhores chocolates do mundo

O site da National Geographic selecionou as melhores lojas de chocolate do mundo, para deixar os chocólatras com água na boca.

Teuscher, Zurique, Suíça: a história chocolateira da Teuscher começou há mais de 70 anos, num pequeno vilarejo no coração dos Alpes suíços. Hoje, a casa representa o que há de melhor na produção deste tradicional produto da Suíça, com ingredientes de primeira qualidade e um resultado que fascina os amantes do bom chocolate.

Vosges Haut-Chocolat, Chicago, Estados Unidos: a proprietária e mestre chocolateira da Vosges Haut-Chocolat, Katrina Markoff, escolhe e cuida preciosamente de cada ingrediente usado para preparar seus chocolates finos. Ela aprendeu a arte no reputadíssimo instituo gastronômico Cordon Bleu de Paris e coletou nos anos seguintes diferentes influências ao redor do mundo, hoje combinadas em chocolates e trufas de primeira qualidade, que podem usar produtos como baunilha do México ou doce de leite da Argentina.

Scharffen Berger Chocolate Maker, Berkeley, Estados Unidos: especializada em chocolate amargo, a Scharffen Berger Chocolate Maker está presente em cada passo da produção, desde o cultivo e a escolha do cacau até a barra pronta para comer. O resultado é um chocolate de sabor único e intenso, que conquista os amantes do chocolate em sua forma mais pura em Berkeley, na Califórnia.

Jacques Torres Chocolate, Nova York, Estados Unidos: quem entra numa das cinco lojas da Jacques Torres Chocolates de Nova York sente que está numa pequena chocolataria europeia. As mesinhas convidam os passantes a sentar e degustar um bom chocolate quente acompanhado de um tradicional pain au chocolat francês. E na hora de ir para casa, difícil não levar uma caixa de chocolates artesanais.

Publicidade

Norman Love Confections, Fort Mayers, Estados Unidos: os chocolates da Norman Love Confections, loja situada na cidade de Fort Mayers, na Flórida, são tão impactantes visualmente quanto deliciosos para o paladar. Norman Love, dono da loja, desenvolveu uma técnica na qual chocolates finos importados da Bélgica, França e Suíça são pintados a mão e complementados com ingredientes frescos como bananas, morangos e castanhas.

Valrhona, Tain l’ Hermitage, França: criada em 1922 na pequena cidade de Tain l’Hermitage, perto da cidade  de Lyon, a marca de chocolates Valhrona é uma das mais reputadas da França. Além de sua fábrica e lojas em Tain l’hermitage, a Valrhona tem filiais e escolas de culinária especializada em produção de chocolate espalhadas em cidades como Tóquio, Milão, Nova York e Barcelona. 

Godiva Chocolatier, Bruxelas, Bélgica: originária de Bruxelas, capital da Bélgica e uma das capitais mundiais do chocolate, a Godiva Chocolatier nasceu em 1920 numa pequena loja familiar. Com o passar dos anos, unindo a arte de fazer chocolate de primeira qualidade com um bom faro comercial, a Godiva se transformou aos poucos numa das marcas mais famosas do planeta, com lojas ao redor do mundo e um nome que é hoje sinônimo de chocolate de ótima qualidade, tendo sido até nomeado como o fornecedor oficial da família real da Bélgica.

Richard Donnelly Fine Chocolates, Santa Cruz, Estados Unidos: os produtos encontrados na Richard Donnelly Fine Chocolates são surpreendentes, com diferentes chocolates belgas e franceses, misturados com ingredientes como lavanda, chipotle e açafrão, além de outras combinações mais tradicionais. A criatividade rendeu a Richard Donnelly, mestre chocolateiro e criador da loja, vários prêmios prestigiosos como mestre. Para preservar a qualidade, a loja, situada em Santa Cruz, na Califórnia, produz uma quantidade limitada por dia.

Publicidade

Richart, Paris, França: mantendo um compromisso com a qualidade, a chocolateria Richart apresenta os chocolates mais finos que podem ser encontrados em Paris. Os ingredientes excelentes, combinados com conhecimentos acumulados por décadas, garantiram o prêmio Ruban Bleu sete vezes à família Richart. Após ter aprimorado a arte de fazer chocolates, a Richart se concentra hoje em preparar produtos tão belos quanto deliciosos.

Puccini Bomboni, Amsterdã, Holanda: os melhores chocolates da Holanda, país conhecido pela qualidade do produto, são encontrados na capital, Amsterdã. Os donos da Puccini Bomboni, loja que também funciona como restaurante e café, vende chocolates feitos à mão, com ingredientes frescos, mantendo receitas tradicionais, sem muita variedade, mas com uma qualidade impressionante.

Esqueça a geladeira: conheça curiosidades sobre o chocolate! Esqueça a geladeira: conheça curiosidades sobre o chocolate!

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se