O que mais me fascina na cozinha é que não precisamos ter regras para ter uma boa receita. Cada um tem seu método, sua técnica e no fim o resultado é positivo. Com origem francesa o molho Bechamel é um dos molhos básicos da gastronomia, porém por ser muito conhecido possui diversas versões e hoje vamos falar sobre as possibilidades de preparo.
Modo 1 de prepraro: molho bechamel - o tradicional
Essa é a versão oficial da receita, usamos manteiga e farinha de trigo na mesma proporção para fazer uma massinha espessante que se chama “Roux” e se lê “ru”.
Nessa versão é usada também uma cebola piqué, que nada mais é do que meia cebola com uma folha de louro presa por 3 cravos, outro ingrediente usado é a noz moscada, que tem um sabor marcante.
Embora seja um método mais elaborado, é possível usá-lo em muitas bases para outras receitas.
Ingredientes:
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 litro de leite
1 cebola piqué
Noz Moscada
Sal e pimenta do reino
Em uma panela derreta a manteiga e por uns 3 minutos doure a manteiga para tirar o sabor evidente. Adicione o leite, mexa bem e acrescente a cebola piqué, um pouco de noz moscada e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. A medida que o leite cozinha o molho vai engrossando e é sempre importante mexer durante todo o processo. No fiz do cozimento, quando o molho estiver pronto, é só fazer o resgate da cebola e servir.
Molho Branco com Amido
Outra maneira de fazer um molho branco rapidamente é usando o amido de milho para espessar. Aliás essa é uma ótima opção para aqueles que tem alguma restrição a manteiga e a farinha de trigo. O amido por ser um ótimo agente espessante traz resultado rapidamente e o molho fica super leve.
Ingredientes
1 litro de leite
2 colheres de sopa de amido
1 cebola piqué
Sal e pimenta do reino
Em uma panela misture o leite e o amido ainda frios, adicione a cebola, o sal e a pimenta do reino. Ligue o fogo, é importante mexer sempre pois o amido tende a assentar no fundo da panela podendo fazer mais grumos. Depois de começar a ferver, conte 3 minutos e ele estará cozido por completo. Caso queira mudar a textura do molho deixando mais grosso, é preciso acrescentar mais amido desde que ele seja diluído em um pouco de leite frio antes de adicionar.
Molho de Creme de leite
Seja creme de leite fresco ou de caixinha, para esse método é preciso pouco cozimento, nesse caso o refogado entra antes de tudo afinal a ideia é apenas aquecer o creme de leite e deixar ele bem temperado.
Apesar de ficar um pouco mais encorpado, é um dos métodos mais rápidos de se preparar, gosto muito de fazer desse jeito quando levo para gratinar.
Ingredientes
cebola e alho para o refogado
Azeite para refogar
500ml de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Comece pelo refogado, doure levemente a cebola e o alho com azeite. Logo na sequência adicione o creme de leite de sua preferência, tempere com sal e pimenta do reino e sirva. Caso queira dar mais fluidez ao molho basta adicionar um pouco de leite.