Dica de chef: 3 truques para deixar a fritura sempre sequinha

Veja como ter sucesso na hora de fazer suas frituras

18 jan 2024 - 05h00
Batata frita, um clássico!
Batata frita, um clássico!
Foto: iStock

Fazer fritura é uma arte, com certeza uma das técnicas mais saborosas da cozinha. Nem sempre todos acertam na hora de fritar os alimentos, ora sai queimado, cru no meio ou encharcado de óleo. Boa mesmo é aquela fritura crocante e sequinha. Hoje vou te dar algumas dicas para você não errar!

A panela faz toda diferença 

Uma boa panela para fazer as frituras é o primeiro passo. Opte por um modelo de bordas altas e se o fundo for reforçado, triplo, é melhor ainda para a distribuição de calor. Quanto mais baixas as laterais da panela menor será a imersão do alimento no óleo. 

Publicidade

A quantidade ideal de óleo

Considerando que você está usando a panela que mencionei acima, a quantidade de óleo jamais deve ultrapassar a metade da panela. Isso se dá por dois motivos; um, o alimento quando entra na panela aumenta o volume e assim o óleo não transborda para fora, dois, se o que estiver fritando possuir bastante água na composição, o óleo tende a espumar e espirrar mais, quanto mais alta a borda mais protegido você estará.

Panela, temperatura e quantidade de óleo: tudo importa
Foto: iStock

A temperatura: nem muito frio, nem muito quente 

Para chegar em uma boa temperatura você tem dois caminhos, ou usar o termômetro, ou fazer o “método raiz” de controlar o fogo. 

Gosto de aquecer a panela cheia de óleo em fogo alto, quando vejo que está bem quente, baixo o fogo para “médio/baixo” e também controlo a temperatura do alimento que está entrando. Quanto mais frio, mais rápido vai esfriar o óleo. Evite colocar os alimentos totalmente congelados, espere derreter o excesso de gelo. 

Outra dica é sempre provar o que está fazendo. Por exemplo, um bolinho de chuva tende a ficar cru no meio quanto o fogo está muito alto, ele tosta por fora mas não cozinha por dentro. Quando isso acontecer, basta baixar a chama e diminuir a temperatura. 

Publicidade

Quando o alimento fica encharcado de óleo por exemplo, há uma grande chance do fogo estar baixo demais, aí, quando o alimento entra em contato com o óleo ele primeiro puxa e depois frita.

Caso passe por isso, basta aumentar levemente o fogo. O ideal é quando o alimento cria uma crostinha e depois cozinha por dentro e doura por fora.

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações