Quando o assunto é eletrodoméstico queremos praticidade, rapidez e algo fácil de se manter, não é mesmo? Por muitos anos o forno convencional foi o grande aliado da cozinha para obter alimentos assados, dourados e até mesmo grelhados. Mas aí chegou a airfryer e mudou tudo...
O forno convencional
Explorando todas as funcionalidades de um forno conseguimos resultados incríveis com o alimento, embora seu tempo de cozimento seja mais lento, preserva o sabor e possui uma maior capacidade de cozinhar alimentos diferentes simultaneamente.
O forno a gás não precisa de energia elétrica para funcionar o que pode ser um grande facilitador quando a luz acaba, possibilitando seu uso mesmo com poucos recursos. Quando não aquecido a gás, o forno elétrico possui resistências que aquecem e substituem o fogo. Os fornos mais modernos possuem funções de mais elaboradas como assar com "ar forçado", "grill", "fermentação", "descongelamento" e até um programa de receitas para adequar o cozimento ao alimento.
Benefícios da airfryer
Com a vida corrida do dia a dia o tempo de preparo começa a impactar diretamente na rotina das pessoas, e o resultado disso é a busca por um eletrodoméstico que reduza o tempo de cozimento, seja mais compacto e possa ser mantido de maneira simples.
A airfryer possui um sistema de aquecimento bem simples movido a ar onde as moléculas se movem de tal modo que aquecem e cozinham o alimento. Hoje existe uma variedade muito grande de modelos onde mais de um alimento pode ser preparado simultaneamente, mas de modo geral, possuem um cesto onde é possível preparar de carnes a pudim.
Ambos os eletrodomésticos são considerados seguros para o uso diário, não emanam radiação e é possível usá-los sem uma necessidade de qualquer tipo de gordura. Embora possuam a mesma finalidade, um não substitui o outro na cozinha.