Como congelar e descongelar os alimentos da melhor maneira? Essa é uma pergunta que recebo frequentemente e vejo uma grande procura por mais informações sobre esse tema.
Com a vida corrida e a necessidade de se alimentar melhor uma das soluções encontradas foi preparar as refeições das semanas em um único dia e deixar a comida porcionada e congelada. Para que os alimentos durem mais tempo e fiquem mais frescos, vou te dar algumas dicas para você ter sucesso.
Um dos maiores desafios na hora de congelar é evitar a cristalização do gelo que muitas vezes se forma por cima da comida, o ideal é fazer os preparos e com a comida já resfriada envasar em porções individuais e aí sim levar ao congelador.
Quando você congela a comida que logo sai do calor e ainda está evaporando, esse vapor vai se transformar em cristalização. Outro fator que pode contribuir para isso é envasar de maneira inadequada, como por exemplo em uma embalagem que não feche completamente, isso também prejudica a qualidade e durabilidade, o frio pode queimar o alimento.
O que não vale a pena?
Opte por alimentos que quando descongelados não tenham sua estrutura tão alterada, por exemplo, usar batatas cozidas em uma marmita congelada pode não ser tão vantajoso, quando descongelada ela tende a ficar porosa e aguada, não fica boa como a preparada na hora.
Porém se você fizer um purê de batatas, onde contem mais gordura por conta da manteiga e creme de leite, a estrutura muda e fica mais estável, quando de congelada não apresenta alterações e continua cremoso.
Alimentos que possuem muita água na sua composição como folhas, precisam ser pre-cozidas para que possam ser congeladas sem que fiquem queimadas. Quando descongelamos folhas como couve ou espinafre, mesmo pré-cozidos tendem a ficar mais moles do que as preparadas na hora.
É importante entender o que acontece com o alimento na hora de fazer as escolhas para o cardápio.
Para descongelar qualquer alimento o ideal é transferir do congelador para a geladeira e aguardar que descongele em uma temperatura controlada, isso afeta menos os alimentos, depois é só aquecer normalmente.
Deixar as refeições congeladas é uma excelente maneira de se ter comida fresca e caseira de maneira prática, fazendo da forma correta ela pode durar mais tempo com mais qualidade.