O feijão é um dos alimentos principais na mesa dos brasileiros, são diversos tipos, cores e tamanhos, pode ser consumido em saladas ou servido tradicionalmente como todo mundo gosta, com arroz e um caldo super cremoso.
Eu sou uma verdadeira amante de feijão e sempre que me deparo com um caldo ralo meu coração chega a bater mais fraco, rs! Brincadeiras à parte, um bom caldo de feijão é aquele encorpado e cheio de sabor.
O passo a passo para preparar quase todo mundo já sabe, vou compartilhar com você como eu faço para deixar ele perfeito. Comece colocando o feijão de molho, esse processo ajuda o grão a eliminar toxinas que trazem aquela sensação de gases e desconforto depois de comer. Um molho de 4 a 8 horas é o suficiente.
Escorra a água e, para cozinhar, coloque na panela de pressão e cubra com água. Deixe cozinhar por pelo menos 30 minutos. Quando o grão estiver macio, chegou a hora de completar a panela usando mais água, e adicionando um bom refogado.
O segredo do meu refogado
Gosto de caprichar nessa etapa por que é ela quem vai determniar o quão saboroso tudo fica no fim. Uso sempre cebola, alho e tomate sem pele bem picadinho. Aprendi essa dica do tomate com a minha avó, uso também uma folha de louro, bacon, linguiça e se estiver muito empolgada um pedaço de carne defumada. Deixo tudo ferver por mais uns 15 minutos. Você vai notar que o caldo estará com uma cor e menos aguado, mas ainda nao estará perfeito.
O truque para finalizar e deixar o caldo perfeito
Para trazer mais cremosidade você não precisa acrescentar farinha de trigo, de mandioca, nem nada. Basta pegar umas duas conchas bem fartas com grãos e colocar em um prato fundo, com a ajuda de um garfo, basta amassar tudo até formar um purê. Despeje novamente essa pasta de feijões amassados na panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Você vai notar que rapidamente o caldo encorpa e fica super cremoso.