Fazer o “básico” na cozinha nem sempre é tão fácil quanto todos falam. Errar no ponto do arroz é super comum. Hoje vou trazer algumas dicas para você ter sempre sucesso nos seus preparos com arroz.
Todo mundo sabe que para cozinhar arroz basta usar uma medida do grão para duas medidas de água. Bem, nem sempre é assim! Isso pode variar em algumas situações.
Se você fizer o preparo com o fogo muito alto, fatalmente vai precisar de mais água. Caso use um grão de arroz integral, isso também vai influenciar nas proporções. Para que o arroz fique soltinho, uma boa porção de gordura na receita é fundamental. Seja azeite ou óleo, ele vai ajudar a deixar os grãos de arroz mais soltos e menos grudados. Para que seu arroz dê certo, basta seguir os 5 passos abaixo:
- comece preparando um refogado, seja de cebola e alho ou somente alho. Acrescente um pouco de gordura, azeite ou óleo, mas sem exageros.
- com o refogado pronto, acrescente o arroz porcionado em um xícara e uma pitada generosa de sal!
- coloque o dobro da quantidade de arroz em água. Nesse momento, o fogo deve estar alto. Assim que começar a ferver, baixe o fogo e deixe em chama média/baixa. Coloque uma tampa sem que ela feche totalmente a panela.
- quando notar que o arroz está mais seco, com a água evaporada, prove! Provar é sempre importante. Caso esteja macio desligue o fogo e tampe a panela. Se o centro estiver cru, basta adicionar 1/4 de xícara de chá de água e aguardar mais uns minutos. Vá fazendo isso até que os grãos estejam totalmente cozidos.
- com o arroz pronto e ainda quente retire da panela e se necessário solte ele com um garfo. O arroz está pronto para ser consumido.
Agora tenho certeza que você nao erra mais!