Se tem algo desafiador na cozinha é fazer caber tudo no congelador. Geralmente o espaço é pequeno, os potes são grandes, falta altura e sempre tem algo que precisa ficar de fora. Se você já passou por isso, hoje vou te ajudar com algumas dicas para te tirar do sufoco.
A maneira como armazenamos os alimentos faz toda a diferença. A embalagem usada pode ser uma grande aliada na hora de ter mais espaço. Usar o menor número de potes e travessas já ajuda um bocado, mas caso isso seja inviável, optar por potes que possuem um encaixe melhor entre eles é um bom começo. Opte sempre por potes de vidro e garrafas também, são melhores para higienizar e não racham com a baixa temperatura.
Gosto bastante de usar saquinhos com fecho zip para armazenar caldos e molhos, ficam como envelopes, podem ser reutilizados e ocupam pouquíssimo espaço. Uso essa técnica e usei muito mais quando fazia sopinhas para as crianças.
Para armazenar dessa maneira, basta encher o saquinho, retirar todo ar na hora de fechar e acomodar em uma superfície lisa para que congele retinha, depois é só guardar como preferir, empilhado ou um ao lado do outro.
Congelador os alimentos em separado e depois colocar em uma embalagem também é ótimo. Fica fácil de acomodar e não faz volume. Para conseguir fazer dessa forma, basta dispor os alimentos com distância em um prato ou assadeira e levar para congelar, depois que estiver firme é só colocar em um saquinho e armazenar novamente no congelador.
Ficar atento ao tempo em que os alimentos permanecem congelados e manter tudo sempre limpo e organizado ajuda a não acumular comida que vai ficando esquecida. Muitas vezes vamos deixando um alimento por um longo periodo e precisamos estar atentos a esse tempo.