Cozinhar é um ato de coragem, sem dúvida nenhuma a cozinha é um lugar cheio de armadilhas e perigos eminentes, seja com os materiais cortantes ou com queimaduras a chance de se machucar sempre existe.
Trabalho na cozinha há mais de dez anos e já consegui me queimar e cortar de todas as maneiras. Para evitar acidentes é preciso ter cuidado e atenção. Hoje vou compartilhar algumas dicas de segurança para você implementar no seu dia a dia.
Esteja vestido corretamente
Proteger seu corpo é o primeiro passo! Evite ficar com a barriga exposta e os pés. Quando estamos fritando pode haver respingos que podem queimar a região do abdômen. Quanto aos sapatos, eles protegem os pés de acidentes com facas ou qualquer coisa que possa machucar.
Use o material adequado
Para frituras em imersão, quanto mais funda a panela melhor. Evite usar frigideiras ou panelas rasas. Outro cuidado a se tomar é não deixar produtos inflamáveis próximo ao fogão como álcool e aerossóis. Eles devem ficar longe do calor!
Água e óleo não se misturam!
Quando o óleo está quente e no meio do processo de fritura, se adicionarmos água isso pode-se causar uma explosão. Quando o óleo fica muito quente o ideal é baixar ou desligar o fogo. Se por um acaso a panela de óleo começar a pegar fogo, JAMAIS JOGUE ÁGUA, basta desligar o fogo e tentar tampar a panela com uma tampa.
Quantidade de óleo na panela
Além de usar uma panela de bordas altas, o ideal é nunca deixar passar da metade para cima a quantidade de óleo. Quando o alimento é adicionado o volume total aumenta e se o óleo estiver da metade para cima pode transbordar.
Controle o fogo
Esse é o truque de um bom cozinheiro: saber controlar a intensidade de calor da chama é uma das coisas mais importantes. Quando notar que tudo está muito quente, seja queimando a comida ou o óleo estalando, baixe o fogo até que o calor fique mais brando e depois suba se necessário.