Você sabia que se usar a faca adequada para cada tipo de preparo e alimento pode facilitar essa função? Ser um cozinheiro ou cozinheira raiz muitas vezes faz com que você se adapte a usar apenas um tipo de faca e com ela cortar tudo o que vê pela frente, o que não é de todo ruim. Porém, usar o material adequado, é muito melhor e mais seguro.
Sabe aquela faca grandona conhecida como a faca de chef? Ela pode ser usada em diversos momentos, cortando carnes, vegetais e legumes, gosto bastante de usá-la para picar preparos usando sempre a tábua. Como por exemplo porcionar pedaços de carnes, picar uma cebola ou alho bem picados. Esse tipo de faca traz bastante firmeza e manipulada da maneira correta promove maior segurança durante os cortes.
A Faca santoku é um tipo de faca de chef, porém é mais usada pelos orientais. Pode ser usada em diversos alimentos. O diferencial dela e da faca de chef está no tamanho, é um pouco menor e no seu formato.
A Faca de Legumes é como se fosse a miniatura da faca de chef. Como o próprio nome diz, ela é ótima para legumes e frutas. Por ser menor é mais fácil de usá-las sem uma tábua, como por exemplo descascar os alimentos ou retirar partes pequenas. São ótimas aliadas para que gosta de cozinhar com conforto.
A faca de pão possui o fio serrado, isso facilita cortar pães sem achatar ou esmigalhar o miolo. As serras são bem afiadas e podem cortar até as cascas mais duras sem “escapar”, podendo machucar as mãos.
A faca de açougueiro é aquela bem comprida e fina, ela é ideal para cortar carnes e por ser bem fina é uma grande aliada para soltar as carnes do osso sem fazer grandes incisões.
O cutelo, é quase um mini machado, é ótimo para cortar alimentos mais duros e cortar ossos também, é mais comum na culinária oriental também.