Dica de Chef: conheça os tipos de refogado

Aprenda a deixar a comida ainda mais gostosa com o refogado

19 mai 2023 - 08h27

Quando falamos de refogado logo pensamos na cebola e no alho fritando com aquele cheirinho MARAVILHOSO! Apesar de ser um preparo, o refogado é também uma técnica culinária. Refogamos os alimentos para trazer mais potência do seu sabor, para que eles percam liquido, para ficarem douradinhos e também ter aquela troca de sabores incrível que faz toda diferença na hora de temperar a comida.

refogado
refogado
Foto: Giu Giunti - O Melhor Prato

Quando falamos do refogado como tempero, temos infinitas possibilidades, vou trazer algumas opções para você ampliar seus conhecimentos e reproduzir na sua casa.

Publicidade

Vamos falar do “sofrito” que é um refogado de origem espanhola, extremamente saboroso e cheio de ingredientes, uma ótima maneira de enriquecer molhos e sopas. Ingredientes Sofrito: Cebola, alho, tomate, pimenta vermelha, pimentões, salsa e se quiser pode adicionar uma páprica para dar um tchan. Basta dourar os alimentos na frigideira com azeite e usar em outros preparos ou até mesmo servir com carnes e massas, fica divino.

Já de origem francesa, o “mirepoix” é um refogado clássico e muito tradicional usado pela alta gastronomia. Eles se consiste em basicamente cebola, cenoura e salsão, em alguns casos o salsão é substituído pelo alho-poró. O segredo do “mirepoix” está nas proporções, para ficar equilibrado e saboroso, usamos 50% de cebola e 25% de cenoura e 25% de salsão/alho-poró. Esse refogado além de ser muito usado em todos os preparos, é a base de caldos caseiros.

mirepoix
Foto: Giu Giunti - O Melhor Prato

Já o nosso querido refogado brasileiro é composto por basicamente cebola e alho dourados em gordura. Há muitos pratos em que o refogado básico também leva tomate, um ótimo aliado para trazer mais cor e sabor, se usada a parte da polpa com sementes é possível trazer mais corpo ao preparo pois contem picntina, uma espécie de geleia natural, encontrada nas frutas também como a maçã.

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações