Jantar americano, coquetel volante, à francesa... Você sabe a diferença entre eles?
Quando o assunto é reunir a família e os amigos nas datas especiais sempre aparece aquela dúvida de como acomodar todo mundo na mesa.
Existem algumas maneiras de servir a todos com conforto sem que tenha lugar marcado.
Quando a festa é cheia e o espaço limitado, eu adoro a praticidade dos coquetéis volantes. Aposte em louças individuais, pratos que estejam prontos e porcionados para servir. Outro detalhe importante é o tamanho do talher estar de acordo com as porções. Com o coquetel volante, todos comem de onde estiverem com informalidade e descontração. Não é preciso suportes ou pratos grandes para um cardápio ser degustado em pé.
Para as ceias eu sempre aposto no estilo americano. Dessa maneira os pratos, talheres e travessas ficam posicionados em um aparador ou mesa, para que cada convidado se sirva e se acomode na mesa. Caso tenha poucos lugares, uma maneira de servir com o prato grande é usar sousplat de mdf como apoio para facilitar na hora de comer fora da mesa.
O modo mais rebuscado seria à francesa, onde todos os convidados ficam sentados à mesa e os pratos já vem porcionados e servidos. Esse seria um método bem tradicional e rebuscado, onde os pratos são servidos por ordem, entrada, salada, principal e, por último, a sobremesa.
E você? Qual jeito de servir se encaixa mais nas suas festas?