Esse é um assunto que acaba gerando bastante polêmica, afinal esse era um hábito muito comum na cozinha antigamente. Hoje em dia, é sabido que não devemos lavar o frango ou qualquer outra proteína animal. A carne não precisa ser lavada, pois o seu consumo deve ser feito com o alimento em bom estado, sem cheiro, cor ou textura alterados, e nesse caso a água não “lavaria” nada, daria apenas um banho.
Especialistas em segurança alimentar não recomendam essa prática, pois ao lavar a proteína animal na pia da cozinha as chances de espalhar as bactérias contidas na carne crua pela cozinha e em outros alimentos só aumenta. O que deveria "limpar" acaba contaminando ainda mais.
Embora muita gente saiba que não é necessário, os hábitos ainda são mantidos. Caso você seja do time de “dar uma lavadinha” antes de consumir, veja algumas dicas para minimizar os riscos de contaminação:
- retire objetos como esponjas, outras louças e comidas de perto, mantenha a pia totalmente vazia;
- Desembale o alimento dentro da pia;
- O fluxo de água deve ser baixo para que a água não espirre por todos os lados;
- Mantenha a proteína mais próxima possível do bico da torneira sem tocar nela;
- Utilize um prato ou vasilha para transportar o alimento para outro local ou superfície;
- Higienize com cloro a bancada e a pia imediatamente após lavar.
Cabe ressaltar que não é necessário lavar as proteínas cruas. Se estiverem com qualquer característica negativa como, cheiro forte, não consuma o alimento, descarte e higienize bem as mãos e o local onde foi manipulado.