Você sabia que a maneira como você armazena suas frutas pode fazer toda diferença na sua durabilidade? Depois de perder muitas frutas por amadurecerem mais rápido ou estragarem na geladeira aprendi que os detalhes fazem toda diferença. Eu sou a chef Giu Giunti do programa 'O Melhor Prato', e a seguir te dou dicas para conservar as frutas do jeito certo.
A banana é a fruta que tem na casa de todo mundo, aposto que muitas vezes você não teve nem tempo de comer todas e já começam a ficar maduras demais. Quando elas estiverem presas em cachos, o é ideal soltá-las uma a uma sem que abra a fruta. Você pode cortar com uma faca ou tesoura, dessa maneira elas demoram mais tempo para ficarem maduras e duram mais tempo. Agora, se você quiser amadurecer ela mais rapidamente, é só mantê-la fechada em um saco plástico ou envolta no jornal.
Outra fruta queridinha é a melancia, mas cá entre nós, às vezes da uma certa preguiça de cortar e fazer aquela bagunça sempre que for comer. Para facilitar essa dinâmica deixar a fruta cortada dentro de um pote hermético na geladeira é uma ótima opção. Para que ela dure mais tempo fresquinha, é muito importante você retirar o excesso de líquido que se deposita no fundo do pote diariamente. Ele em contato com a fruta faz ela fermentar mais rápido, quanto mais “sequinha” melhor. Existem alguns recipientes que já vem com um cesto para escorrer melhor. Essa regrinha vale também para o melão e abacaxi.
As uvas são deliciosas quando estão geladinhas, para que elas não estraguem tão rápido, lave e seque bem a fruta, em um pote com tampa, coloque o cacho inteiro sem retirar as uvas. Dessa maneira ela fica firme por mais tempo. Outra maneira deliciosa de consumir as uvas é congelando elas individualmente e consumindo imediatamente, caso ela descongele vai ficar molenga.
Quando o assunto é abacate já vem aquela imagem da fruta mais escurecida depois de cortada. Para evitar que isso aconteça o pulo do gato está em manter o caroço na metade que você for guardar e também usar uma folha de guardanapo ou papel toalha molhados. Você coloca o papel bem umedecido em contato com a fruta e leva para geladeira. Quanto menos contato com o oxigênio a fruta tiver mais verdinha e menos escura ela fica.
Outra fruta que faz parte do café da manhã de muitos brasileiros é o mamão! Seja papaia ou formosa não tem nada melhor do que abrir a geladeira e apenas se servir de uma porção. Basta tirar a casca e as sementes e armazenar em um pote com tampa, se for hermético e deixar vedado melhor ainda. Outra maneira é cortar e embalar com papel-filme. Fruta geladinha e fresquinha por mais tempo!
Organizar as frutas é uma maneira de incentivar o consumo. Quando já está tudo a mão, picadinho e pronto fica muito mais fácil, sem contar que diminui o desperdício.