Na cozinha tudo pode se tornar um verdadeiro desafio quando desconhecemos as técnicas corretas e não entendemos os produtos que estamos usando, tudo fica mais difícil. Para que você tenha sempre sucesso na hora de preparar uma bela massa vou te dar algumas dicas que vão ajudar muito.
Independente do tipo de massa que você estiver usando, a regra principal para cozinhar o macarrão é usar uma panela grande e cheia de água, quanto mais melhor. Para que você acerte no tempo de cozimento, é importante que a água esteja fervendo e bem quente.
Outro ponto fundamental para a água estar perfeita é estar salgada, não precisa exagerar, mas tem que ser salgadinha para a massa pegar sabor e não ficar insossa. Caso você tenha pressa, adicione o sal apenas depois da água começar a ferver, se colocar o sal quando estiver fria ainda pode demorar mais tempo.
Para as massas secas que estão nas prateleiras do supermercado, o tempo de cozimento já vem escrito na embalagem, o que já facilita muito a vida de quem vai para cozinha. Quanto mais “massudo” o macarrão, maior será o tempo de cozimento.
Um erro que muita gente comete durante o preparo é colocar o macarrão com a água ainda fria, ou, deixar a massa depois de cozida “descansando” na água, isso deixa o macarrão inchado e molenga, comprometendo a textura e resultado final do prato. Outro ponto importante é mexer a massa até que ela fique solta para não cozinhar em blocos. Quando o tempo de cocção termina a água deve ser escorrida e a massa já deve ser temperada, seja com molho ou a gordura da sua preferência.
Para as massas frescas e caseiras o tempo de cozimento é bem mais rápido. Como ela já possui mais água na composição, precisa de menos tempo para ficar pronta. Um indicativo diferente de que a massa está no ponto, é quando a massa flutua na panela. Assim que colocamos o macarrão na água fervente ele afunda para cozinhar e a medida que fica no ponto começa a flutuar. Por isso é importante ficar vigilante do cozimento para que a massa não passe do ponto.
Uma dúvida que cerca os fãs de macarrão é se deve ou não acrescentar óleo ou azeite na água do cozimento. Considerando que na maioria das vezes a massa será servida com um molho bem gostoso a ideia é que o molho “grude” na massa e não fique aguado no fundo do prato.
A gordura forma uma camada em volta da massa que a torna mais escorregadia e lisa, impedindo que o molho fique mais aderido, o ideal é cozinhar a massa com água e sal e na finalização acrescentar a gordura se necessário.