Seja no dia a dia ou no churrasco de fim de semana, o vinagrete é um dos melhores acompanhamentos para carnes e outros pratos, não é mesmo? Simples de fazer, ele tem um gosto bem característico e agrada o paladar da maioria das pessoas.
Mas como fazer um vinagrete especialmente gostoso? Algumas dicas gerais nesse sentido são importantes, como não cortar cubos grandes demais dos ingredientes e acertar na quantidade de vinagre. Entretanto, há também alguns outros truques menos conhecidos e que podem dar um sabor todo especial ao seu acompanhamento.
Veja como fazer um vinagrete bem mais saboroso com as 3 dicas a seguir:
Use os melhores ingredientes
Primeiramente, algumas escolhas de ingredientes são importantes e podem mudar um pouco o gosto do vinagrete. A cebola, por exemplo, é um item clássico desse alimento, e usar a roxa em vez da branca pode ser uma ideia interessante.
Isso porque a cebola roxa é mais leve e adocicada, então é mais recomendada para o consumo cru do que a branca. Já o pimentão, se estiver presente, deve ser do amarelo ou vermelho, uma vez que o verde pode ter um gosto forte demais e roubar todo o sabor da receita.
Adicione sabores
Alguns ingredientes além dos mais clássicos são ótimos para fazer um vinagrete que surpreenda. É o caso do vinagre balsâmico, que pode ser incluído junto com o tradicional. Temperar o acompanhamento com mostarda dijon, cheiro-verde ou pimenta dedo-de-moça também é uma boa dica. Só se lembre de, caso for usar a pimenta, retirar as sementes antes.
Prepare na véspera
Geralmente, as receitas ficam mais gostosas quando preparadas na hora, porém isso é mais válido para pratos quentes ou outros tipos de alimentos. No caso do vinagrete, ele fica até melhor se for preparado na véspera. Assim, os sabores dos ingredientes vão agregar mais ao prato.