Ovos frescos são a base de muitas receitas. São ingredientes essenciais para bolos, tortas, massas, quindins, suspiro e muito mais. Podem ser preparados de diversas formas e acompanhar saladas e refeições. Por isso, eles não podem faltar em casa. Mas como armazenar da maneira correta? E como saber se o ovo está fresco ou podre? Não tenha mais essas preocupações, o Guia da Cozinha te ensina dicas infalíveis para preparar e manipular corretamente o alimento. Veja só:
Armazenamento
Antes de guardar os ovos frescos na geladeira, lave-os em água com uma escova de cerdas macias. Conserve-os dentro da caixa, com a ponta para baixo, para a gema se manter centralizada. Caso os ovos grudem na caixa de papelão, molhe a caixa para os ovos saírem com mais facilidade.
Como saber se o ovo está fresco?
Para verificar se está bom, mergulhe o ovo em um copo com água. O ovo fresco é pesado e fica no fundo do copo. Se ele boiar significa que está estragado. É que os ovos velhos perdem água através da casca, aumentando a bolsa de ar interior e, por isso, boiam.
Dica: quebre os ovos em recipientes separados antes de adicioná-los às suas receitas. Assim, você evita que um ovo estragado contamine toda a sua receita.
Confira o vídeo com o passo a passo:
Ovos sem casca
Os ovos podem ser consumidos dentro de uma semana. Eles duram, com ou sem casca, no máximo sete dias. Portanto, os ovos sem casca podem ser guardados na geladeira, mas o recomendado é deixá-los em recipientes tampados por dois dias. As claras sozinhas duram também até uma semana.
Cuidado com a Salmonella
A Salmonella é uma bactéria que se desenvolve nos alimentos contaminados por fezes de animais. Ela causa diarreia, febre, dores na cabeça e complicações mais graves, já que pode se alojar na corrente sanguínea. A bactéria é destruída pelo calor, portanto, é fundamental cozinhar bem os ovos antes de comer. Outra dica é só comprar ovos com as cascas inteiras e limpas, já que a salmonella pode penetrar neles através de rachaduras.
COLABORAÇÃO: "Le Cordon Bleu - Todas as técnicas culinárias" | Jeni Wright e Eric Treuille.