Diferentemente do que boa parte das pessoas acreditam, nem todo pote que tem uma borracha na tampa e faz pressão ao abrir é um pote hermético.
Os potes herméticos vedam o recipiente e conservam o alimento por muito mais tempo e, por isso, costumam ser mais caros que os potes comuns. Por isso, vale a pena ficar atento aos produtos que você tem na sua cozinha.
Para descobrir se você comprou gato por lebre, ou se os potes da sua casa realmente têm o fechamento hermético, basta usar um copo de água. A dica é da personal organizer Luciana Silveira, da L'Harmonia.
O teste é bem simples. Pegue um copo de água, coloque uma pequena quantidade do líquido dentro do pote (não precisa encher), feche bem a tampa e vire o pote de ponta cabeça. Se a água não vazar, é sinal que o seu pote é realmente hermético. Caso vaze um pouco de água, mesmo que seja um fiozinho, essa é a prova que o pote não é hermético.
Trabalhando com organização residencial há mais de cinco anos, Luciana costuma passar a dica para os seus clientes, evitando a compra de produtos desnecessários.
"A gente sempre recomenda usar na despensa os potes herméticos para guardar os alimentos abertos porque ele ajuda a preservar por mais tempo. Ele ajuda, inclusive, a preservar a textura de coisas crocantes. Se o alimento for guardado sem a vedação hermética, ele vai ficar murcho."
Por mais que os potes herméticos realmente tenham preços menos atrativos, é preciso pensar a longo prazo. Um alimento bem conservado dura mais tempo, além de gerar a economia de perder ou contaminar produtos por um erro de armazenamento.