Hoje, 13 de junho, é comemorado o Dia de Santo Antônio. Neste dia é comum ver filas em frente às igrejas católicas onde o santo é padroeiro, já que geralmente pães e bolos abençoados são oferecidos aos fiéis.
Por isso, ainda que não siga a religião católica, você já deve ter se questionado o motivo dessa tradição.
Por que as igrejas distribuem o pão de Santo Antônio?
Os pães são distribuídos gratuitamente ao final das missas, geralmente oferecidos por padarias locais. Os fiéis também podem levar o seu próprio pão para ser abençoado, basta abrir e levantar o saquinho no momento da benção conduzida pelo padre ou bispo responsável pela paróquia.
Essa tradição partiu do próprio Santo Antônio, que alimentava os pobres e doentes que passavam pelo convento agostiniano onde viveu em Portugal. Após comer aquele pão, os doentes eram curados.
Segundo o Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande, conta-se também que o santo certa vez distribuiu todos os pães aos pobres e, na hora de servir seus confrades, não havia alimento suficiente para todos. Santo Antônio então pediu que verificassem novamente o cesto e, como um milagre, os pães haviam se multiplicado.
Pode comer o pão de Santo Antônio?
O pão abençoado é comestível e não há contra indicação para sua ingestão, porém muitas famílias costumam deixar ao menos um pãozinho de Santo Antônio no cesto de casa para atrair abundância de comida e fartura.
Bolo de Santo Antônio
Já o bolo também oferecido nas igrejas tem origem na fama de Santo Antônio de ser o santo casamenteiro. Os confeiteiros que preparam a iguaria costumam distribuir algumas medalhas na massa. Acredita-se que a pessoa que achar a medalha ao morder o bolo vai conseguir um amor ou se casar logo.
Há igrejas que também trocaram a tradição da medalha de Santo Antônio por uma aliança, como um dos templos de Campo Grande. O santo é padroeiro da capital do Mato Grosso do Sul e, por isso, hoje é feriado na cidade.
Quanto custa o bolo de Santo Antônio?
Diferentemente do pão, as paróquias costumam cobrar pela fatia de bolo de Santo Antônio. Os preços são módicos e geralmente voltados para pagar os ingredientes da receita ou em benefício da própria paróquia.
Na Paróquia Santo Antônio dos Bancários, na zona norte de São Paulo, por exemplo, a fatia do bolo é oferecida por R$ 5. Já os pães são distribuídos gratuitamente aos fiéis ao final de todas as missas marcadas no dia do padroeiro.
O bolo sim deve ser comido e, caso o fiel ache a medalhinha, pode comemorar a sorte no amor.