A alimentação impacta todos os campos da nossa saúde e pode influenciar, inclusive, o funcionamento de nosso cérebro. É o que demonstrou um estudo realizado pela Universidade de Harvard, que indicou quais são os alimentos que estão associados a uma melhor capacidade cerebral.
De acordo com as pesquisas, alguns ingredientes e seus nutrientes podem ajudar na prevenção de declínios cognitivos, como o Alzheimer, além de fortalecer a memória. Saiba quais são os alimentos!
Saiba mais: Como melhorar a memória? 6 dicas para estimular o cérebro
1. Vegetais verdes e folhosos
Segundo o estudo, os vegetais verdes e folhosos, como couve, brócolis e espinafre, possuem nutrientes importantes para a prevenção do declínio cognitivo.
"Os vegetais verdes e folhosos são ricos em vitaminas do complexo B, como o folato, além de antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo no cérebro, o que vai contribuir para o aumento das funções executivas", explica Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo ideais.
2. Peixes gordurosos
Peixes como o salmão, o atum e a sardinha, são ricos em ácidos graxos e ômega 3, gorduras insaturadas - também conhecidas como "gorduras boas" - que ajudam a manter em níveis baixos a presença de beta-amiloide no sangue. A proteína é associada com o desenvolvimento do Alzheimer.
3. Morangos, cerejas e mirtilos
...
Veja também
Alzheimer: o que é, sintomas, tratamentos e se é hereditário
Demência: o que é, sintomas, causas e tratamento
Café: veja 12 benefícios e a quantidade recomendada
Brócolis: benefícios, receitas e como cozinhar
Nozes: benefícios vão do controle da pressão à saúde do coração