Para quem tem medo de panela de pressão, não tem nada pior do que ter que ficar de olho no cozimento do feijão, não é mesmo? Mas para te ajudar com isso, descobrimos uma forma simples de amolecer o feijão rápido para não precisar usar panela de pressão. Veja a seguir!
Leia também: Feijão engorda? Confira os tipos, benefícios e como fazer
O feijão precisa ficar de molho
Deixar as leguminosas de molho é essencial para garantir a maior qualidade nutricional, pois é neste momento que adquirem o seu ponto máximo de qualidade, visto que a demolha permite uma melhor absorção dos nutrientes e reduz qualquer substância tóxica e/ou microrganismo presente no alimento.
Ingredientes, como feijão, lentilha, grão-de-bico, feijão, fava e feijão, contêm oligossacarídeos, um tipo de carboidrato composto por diversos açúcares de difícil digestão para o corpo humano. Eles fermentam no cólon, e boa parte desses açúcares está quase sempre localizada na casca das leguminosas, desta forma podem ser eliminadas por imersão. Enquanto estão hidratados, inicia-se o processo de fermentação e assim há melhor digestibilidade.
O objetivo é evitar inchaço no estômago, flatulência ou cólicas causadas pelo feijão. Portanto, se a sua digestão não for boa, a assimilação dos nutrientes do feijão no trato digestivo também não será boa. Por isso, é recomendável deixar o alimento de molho para promover uma boa digestão e aproveitar os nutrientes das leguminosas.
...
Veja também
Gases (flatulência): sintomas, o que causa e como eliminar
O feijão não caiu bem? Entenda por que alguns alimentos causam má digestão
7 sinais de que a dor abdominal não está relacionada a gases