O consumo de frutas diariamente possui benefícios à saúde e é valorizado por um estudo feito pela Universidade William Paterson. Limão, morango, laranja, toranja e amora são algumas das frutas destacadas como as mais saudáveis.
O consumo de frutas diariamente oferece benefícios para a saúde por serem alimentos ricos em vitaminas e minerais. Um estudo feito pela Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA) apontou os 41 alimentos mais saudáveis do mundo.
As verduras e legumes, entre eles o agrião, a acelga e o espinafre aparecem no topo da lista. já entre as frutas, o limão foi considerado mais saudável.
Veja o top 5 das frutas e seus benefícios
1. Limão
Cada 100 gramas da fruta tem 53mg de vitamina C, importante para fortalecer o sistema imunológico, além de proteger contra os radicais livres.
O limão também é fonte de cálcio, magnésio, potássio e fibras.
2. Morango
A fruta possui 62mg de vitaminca C a cada 100 gramas, uma quantidade maior que as frutas cítricas. Também é rica em ácido fólico, ferro, magnésio e cálcio.
3. Laranja
Além da vitamina C, é rica em potássio e magnésio, mineral importante no desenvolvimento dos ossos, tecidos e músculos e responsável por regular a absorção de outros nutrientes que ajudar a manter o bom funcionamento do organismo.
4. Toranja
A fruta que surgiu a partir do cruzamento do pomelo com a laranja oferece muitos benefícios para a saúde. O estudo aponta as frutas na coloração vermelha e rosa ricas em vitamina A ou betacaroteno, importantes para melhorar a visão e o sistema imunológico.
5. Amora
Rica em cálcio, potássio e magnésio, além de ferro e manganês, a fruta possui pigmentos chamados antocianinas, que além de ser responsável pela cor escura às amoras, ajudam a proteger as células contra os radicais livres.
17 nutrientes essenciais
O estudo foi focado na concentração de 17 nutrientes essenciais, incluindo vitaminas A e B12, em relação à quantidade de calorias presente em cada alimento.
O método da pesquisa foi feito para apontar quais alimentos oferecem uma maior quantidade de nutrientes em relação à sua ingestão calórica.
O estudo destaca a importância de uma alimentação diversificada e equilibrada, com variedade de vegetais e frutas para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais.