O ex-jogador de futebol Horacio Peralta, campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2006, foi o campeão do Masterchef Uruguai, que contou com uma edição formada por celebridades do país.
Aos 41 anos, o agora treinador de futebol conversou com o Terra Degusta sobre sua experiência e admite que foi pego de surpresa com o convite.
"O convite surgiu por causa de um ex-participante do Masterchef, Richard Porta. Ele disse à produção que eu seria bom para o programa porque sou muito competitivo. Depois disso, eles se comunicaram para me convidar formalmente para participar! Não me preparei, só fui com a expectativa de não perder o primeiro dia, pois meus amigos iriam rir muito de mim", conta.
Horacio revela que nunca tinha cozinhado antes e considera a montagem dos pratos a parte mais complicada por conta da pressão dos jurados. Ele entrega qual foi o menu mais difícil e preparar no programa. "Foram medalhões de carne com torre de caprese e legumes salteados", diz.
Carro zero e viagem à Espanha
Como vencedor do Masterchef, o ex-jogador ganhou um carro zero, um curso de culinária de dois anos, 250 mil pesos uruguaios (cerca de R$ 32 mil) e uma viagem à Espanha para fazer outro curso de culinária.
"Nunca tive certeza de que venceria porque o outro finalista era muito bom. Mas tive a ilusão de poder vencer porque estudei muito durante todo o concurso até chegar à final. E o cardápio final com o qual fui consagrado campeão consistia em um menu de três etapas: prato principal, entrada e pós".
A entrada foi um carpaccio de atum, o prato principal foi uma costela de cordeiro com batatas ao molho cremoso de abacate e redução de vinho tinto. E de sobremesa, um copo de creme de ganache praliné de chocolate e biscoito de cacau com licor.
"A verdade é que foi uma experiência divina e algo que eu não sabia que tinha habilidade e hoje aproveitamos muito em família", completa.
Comida brasileira favorita
Atualmente, Peralta é treinador de um time da terceira divisão do Uruguai, o Salus FC e revela qual a sua comida brasileira favorita do tempo em que jogou no Flamengo.
"Estive no Brasil durante todo o ano de 2006, de fevereiro a dezembro. Sempre gostei de comer filet mignon com queijo e o camarão empanado, essas eram minhas comidas preferidas", conclui.