Criada em 2017, o Brunch na Catedral da Sé se resume como um evento que reúne alta gastronomia, fé, cultura e arte em um dos cartões postais mais importantes da cidade de São Paulo. E a programação vem ganhando bastante popularidade, já que não é muito difícil se deparar com vídeos e fotos nas redes sociais de pessoas que participaram desta experiência culinária e turística.
A demanda surgiu justamente por falta de apoio do poder público. À época, a criadora do brunch e frequentadora da igreja, Roseli Maria Cáceres, testemunhou cenas de precariedade na estrutura da Catedral. Por isso, o evento seria uma possibilidade de atrair novos visitantes, já que o entorno do ponto turístico é algo que acaba afastando até mesmo os moradores de São Paulo. Além disso, o valor arrecadado também serve para ajudar projetos internos de pequenas melhorias do espaço, já que, por ser um patrimônio tombado, não é possível realizar modificações estruturais.
O pós-pandemia e a força das redes sociais
Apesar de o projeto ter começado há pelo menos cinco anos, foi a partir de setembro de 2021 que o Brunch na Catedral da Sé deslanchou de vez. Através da viralização de conteúdos em redes sociais como o Instagram e o TikTok, o evento passou a ser bastante procurado por pessoas que não conheciam e gostariam de participar.
A experiência inclui a alta gastronomia assinada por chefes renomados, além de acesso a locais restritos da igreja. Nesse sentido, os participantes do brunch conseguem visitar a cúpula e a cripta da Catedral da Sé, além de conhecer peças sacras guardadas lá.
Ou seja, esse é um programa muito bacana para quem não conhece o local e para fazer aos finais de semana! Neste sábado (2/7), por exemplo, acontece mais uma edição do brunch. Contudo, por ser uma experiência gastronômica e turística, necessita de reservas feitas via WhatsApp do evento. É possível obter mais informações através do Instagram do evento, além de claro, saber um pouco mais sobre através das imagens.