Forte influência norte-americana, a cultura do Halloween se espalhou e hoje a data, celebrada em 31 de outubro, é comemorada em diversos países ao redor do mundo, inclusive nos de língua latina.
Para que o Dia das Bruxas não obtivesse apenas significado estrangeiro, em meados de 2003 surgiu o Projeto de Lei 2.763, que quis instituir a mesma data como "Dia do Saci", a fim de resgatar célebres figuras do folclore brasileiro em contraponto ao Dia das Bruxas.
Para a surpresa de muitos, há até mesmo uma entidade que já descreveu os hábitos alimentares da lenda, a Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci), em São Luiz do Paraitinga.
Pensando nisso, Paladar separou algumas das guloseimas favoritas do Saci-Pererê para celebrar o Halloween de forma brasileira.
Confira:
Biscoito de Polvilho
De acordo com a lenda do Saci-Pererê, o menino travesso costuma aplacar a fome da tarde com tradicionais quitutes brasileiros, como biscoito de polvilho. Confira o passo a passo da receita da chef Helena Rizzo, do restaurante Maní.
O preparo pode ser uma opção para quem deseja montar uma mesa de entradas tradicionais brasileiras no Dia das Bruxas.
Lambari Frito
A entidade dedicada à lenda afirma que um dos pratos favoritos da lenda é o lambari frito com gotas de limão.
A receita do Uros Restaurante é servida com uma maionese de pequi para dar um toque ainda mais especial para a porção.
Broa Crocante
A broa de fubá também faz parte da lista de quitutes favoritos do Saci-Pererê, especialmente se for crocante e quentinha.
A receita de Helô Bacellar, ideal para servir como belisco em uma festa de halloween brasileira, inclui dicas preciosas para quem deseja obter um resultado satisfatório.
Paçoca
Para saciar a vontade de doces, a lenda do Saci refestelá-se com paçocas de amendoim.
Com algumas adaptações, o chef Rodrigo Oliveira ensina o passo a passo de uma paçoca feita à base de castanhas-do-pará que não fica para traz.
Farofa de içá
Para finalizar as celebrações do Halloween brasileiro de forma tradicional, as histórias do Saci relatam a presença do Içá em sua alimentação.
O chef Deivid Marques do Boteco 28 ensina os segredos para uma farofa de içá saborosa e descomplicada.