Uma hamburgueria do Rio de Janeiro criou uma versão de sanduíche finalizada com formigas tanajuras - também conhecida como içá - e viralizou nas redes sociais.
A ideia de criar esse sabor de hambúrguer surgiu após uma brincadeira entre o dono da lanchonete e um funcionário que originou o "tanaburguer".
"O Mateus que é um garçom nosso trouxe a tanajura do Ceará, a gente provou e falou 'por que não colocar isso no hambúrguer?'. A gente testou no hambúrguer, comeu e fizemos o vídeo que bombou. O pessoal começou a procurar, falando pra botar pra vender e a gente resolveu colocar à venda", contou Ernandes Mesquita ao "Domingo Espetacular", da Record.
Tradicional na culinária do Norte e Nordeste, a iguaria é rica em proteína, mas causa estranheza em outras regiões do país. O sanduíche é preparado com a tanajura refogada com sal com ervas e banha suína. Leva ainda queijo empanado, geleia de pimenta, hambúrguer bovino com queijo derretido e coberto pelas formigas.
Como a tanajura aparece nos períodos de chuva e quente tem um custo alto no envio do Ceará para o Rio e chega a custar R$ 400 o quilo. A nutricionista Maria Clara Pinheiro disse na matéria que mais de 43% a cada 100g de formigas são proteínas.
"É um alimento muito proteico, que de repente pode ser usado até pra formulação de suplementos ou pra adição em preparações para aumentar o teor proteico de alguma preparação".