Jejum intermitente funciona? Como emagrecer e ganhar massa muscular

Veja o que especialistas em nutrição e recomposição corporal pensam sobre o assunto

11 dez 2022 - 17h07
(atualizado em 12/12/2022 às 23h13)
Jejum intermitente funciona ou não?
Jejum intermitente funciona ou não?
Foto: Shutterstock / Sport Life

Será que o jejum intermitente funciona? Se você faz, ou ao menos já tentou fazer, algum tipo de dieta para emagrecer, definir o corpo ou ganhar massa muscular, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre o jejum intermitente e se questionou se a estratégia realmente funciona. E a reposta é bem simples: depende do seu objetivo e das suas condições físicas e mentais.

É saudável?

Para saber se o jejum intermitente funciona ou não para você, é necessário levar em consideração, primeiro, se a prática vai ser saudável para o seu organismo. Caso você sofra de algum tipo de compulsão ou ansiedade, talvez seja melhor adotar outro tipo de dieta.

Publicidade

Lembre-se que o jejum intermitente consiste, basicamente, em ficar longos períodos sem comer nada (o indicado é de 12h a 16h por dia) e, depois desse período, consumir grandes quantidades de comida. Segundo a médica endocrinologista, Dra. Ana Salgado, essa estratégia pode agravar a situação de pessoas com indícios de transtornos alimentares, ansiedade e compulsão.

Por outro lado, se você não tem nenhum histórico relacionado com essas condições, pode considerar que o jejum intermitente funciona sim. Mas tem que ser bem feito. "Quem opta por essa dieta precisa ter em mente que ela reduz os níveis de insulina, contribui para perder gordura e traz uma qualidade de vida muito maior devido à restrição calórica imposta pelo jejum", afirma o Dr. Guilherme Corradi, médico especialista em medicina do esporte e membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Jejum intermitente funciona para emagrecer

Conforme comentou o Dr. Corradi, o jejum, por si só, já induz uma restrição calórica. Afinal, você passará muitas horas sem comer e, por mais aproveite bem a janela de alimentação, será mais fácil fechar o dia com déficit calórico. E essa é o princípio básico para quem pretende emagrecer.

Mas tenha atenção. Pouco adianta passar horas sem comer e, quando for se alimentar, abusar de ultraprocessados, industrializados, frituras, refrigerantes, doces e fast-food. Esses itens, além de comprometerem significativamente a saúde, podem gerar um superávit calórico, que é exatamente o contrário do que é necessário para emagrecer. Portanto, o jejum intermitente funciona para emagrecer, desde que você opte por alimentos saudáveis durante a janela.

Publicidade

Mas e para ganhar massa muscular?

Já sabemos que o jejum intermitente funciona para emagrecer, já que ele trona o déficit calórico mais acessível. No entanto, para construir massa muscular, o aporte de nutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras deve ser alto. E, nesse quesito, realizar longas horas de jejum pode ser contraproducente para a ingestão necessária de comida para ganhar músculos.

Porém, caso você esteja totalmente adaptado ao jejum intermitente, algumas manobras e uma boa elaboração da dieta, podem sim garantir o ganho de massa muscular. "O benefício é a melhoria da composição corporal: o jejum não só reduz o percentual de gordura, mas favorece o ganho de massa magra. Essa prática faz produção de gH (hormônio do crescimento), beneficiando a hipertrofia muscular", conta a nutricionista Flaviane Calônego, especialista em metabolismo humano.

Como fazer jejum intermitente

Ou seja, o jejum intermitente funciona para diferentes tipos de objetivos. Costuma ser mais eficiente para o emagrecimento, mas também pode ajudar a ganhar massa muscular. No entanto, para conseguir fazer uma estratégia eficiente, segura e que se encaixe na rotina, a única maneira é com o auxilio de um profissional de nutrição. Ele que vai saber avaliar as suas condições, metas e desejos, para indicar o melhor caminho a ser seguido.

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações