Conhecida no Brasil como João Gomes, a beldroega-grande é uma hortaliça consumida em diversos pratos no país. Com facilidade de crescer em todo lugar, a planta pode medir até dois metros de altura, é rica em ferro, zinco e magnésio e diversas vitaminas e mineirais.
A planta é 100% aproveitada: as raízes, folhas e flores são comestíveis e usadas em preparação de saladas cruas ou cozidas e até em sopas.
As folhas podem ser consumidas cruas, refogadas ou na forma de saladas,. É possível também preparar o "João Gomes" no preparo de chá e de suco verde e até em recheio de tortas, omeletes e pastas.
"João Gomes é uma planta espontânea, você provavelmente tem no seu quintal e não sabe. Principalmente nessa época de chuva, a erva nasce em qualquer lugar. Ela é como um espinafre, tem muitas proteínas, vitaminas e sais minerais, especialmente ferro e potássio. Inclusive, ele tem 100 vezes mais ferro que o espinafre", contou a bióloga Augusta Costa em entrevista ao Globo Rural em 2023.
Nelson Marques, mestre em ciência da saúde e ambiente, publicou um vídeo destacando que o consumo da hortaliça é contra indicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos.
"Essa planta é capaz de curar inúmeras doenças como problemas urinários, intestinais, gástricos e dermatológicos... Observo que, apesar de não precisar de muitos nutrientes para o seu crescimento, a planta é rica em diversas propriedades, sendo considerada uma excelente erva medicinal", comentou Nelson.