Campeão do Kwai Chef 2024, Léo Anterio, de 26 anos, conquistou os jurados e levou o prêmio para a região Sul ao preparar um arroz carreteiro com farofa de pinhão. Segundo o chef, natural de Curitiba (PR), o grande diferencial do seu prato foi transformá-lo em um risoto.
"Isso trouxe uma cremosidade que deixou o prato ainda mais interessante e sofisticado. Além disso, cuidei com atenção do equilíbrio dos temperos e das texturas, garantindo uma experiência ainda mais agradável para os jurados. Para finalizar com chave de ouro, preparei uma farofa de pinhão suculenta, feita na manteiga, que deu o toque final perfeito ao prato", contou o vencedor em entrevista exclusiva ao Degusta.
Participar do Kwai Chef, segundo ele, foi uma experiência incrível e desafiadora por estar cercado por tantos talentos e sob pressão. "Foi empolgante e enriquecedor ao mesmo tempo. Nos bastidores, o nervosismo era grande, mas compensado pelo privilégio de conhecer e interagir com pessoas incríveis", conta.
Um dos maiores perrengues aconteceu na gravação da final, quando precisou ajustar a receita várias vezes. "Acabava me confundindo e colocando os ingredientes na ordem errada. Mas consegui manter a calma e consertar tudo, a ponto dos jurados nem perceberem os deslizes", comemora.
Léo é especialista em doces e vice-campeão do reality culinário Bake Off Brasil do SBT. O maior desafio no preparo dos pratos salgados para ele foi o equilíbrio nos temperos. "Fiquei com bastante de medo em passar a mão ou faltar", diz.
Cozinheiro desde a adolescência
O chef começou na cozinha ainda na adolescência, preparando comida em casa por necessidade, já que seus pais trabalhavam fora. "Foi nesse momento que descobri minha paixão pela culinária".
Mas ele admite que seu coração realmente acelerou quando se deparei com a confeitaria. "Tudo começou em uma Páscoa, aos 15 anos, quando decidi fazer ovos de colher para vender e ajudar um projeto social do qual eu participava. Foi aí que percebi que queria seguir esse caminho para o resto da minha vida. E hoje, minha carreira é dedicada à confeitaria e à criação de conteúdos".
E será que existe segredo para fazer uma receita dar certo ou é apenas um dom para poucos?
"O segredo para uma receita dar certo é uma combinação de treino, técnica e dedicação. Embora o dom possa ajudar, é o treino constante que nos aperfeiçoa. Cozinhar é sobre prática, atenção aos detalhes e aprender com os erros. Cada vez que você faz uma receita, vai ganhando mais confiança e conhecimento".
Léo Anterio, chef
Com a visibilidade após ter sido o campeão do Kwai Chef, os planos dele são aproveitar ao máximo as oportunidades que estão surgindo e continuar crescendo no mundo digital, que sempre foi uma das suas grandes paixões. "Uma novidade: Está surgindo aí um projeto de um reality de confeitaria onde serei o apresentador", comemora.