O que acontece quando algum participante do Masterchef tem alergia a algum alimento preparado? Provar a comida durante o preparo pode oferecer riscos graves para a saúde, por isso, eles costumam contar com a ajuda dos colegas nesse momento.
Foi o que aconteceu com Yuri no sexto episódio do MasterChef Profissionais. Alérgico a frutos-do-mar, ele preparou um polvo e precisou recorrer a Vinícius, competidor que estava na bancada ao lado, para provar e saber se estava bom de sal.
"Toda prova que tem frutos-do-mar, vou precisar de alguém para experimentar porque tenho alergia. E vou jogar com as pessoas que estão ao meu lado, e é óbvio que é o Vini e que ele vai falar a verdade", explicou o competidor.
Participantes têm que buscar soluções para o problema
Antes do início da gravação de cada temporada, os competidores devem comunicar à produção do programa caso tenham alergia a algum alimento. Segundo o site oficial do programa, cabe a cada um deles a responsabilidade de encontrar uma solução para cozinhar o item caso seja necessário em alguma prova.
O mesmo vale para quem é vegetariano, vegano ou tem algum tipo de intolerância alimentar. Mas, caso aconteça algum imprevisto e algum participante experimente um alimento e tenha alguma reação, uma equipe de emergência que fica no estúdio é acionada imediatamente para resolver também pequenos incidente, como se alguém se cortar com uma faca durante o preparo das comidas, por exemplo.
Quando os participantes podem provar a receita dos colegas?
Depois que a refeição fica pronta e é empratada, somente os chefs Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo podem experimentá-la. Mas durante o preparo, os competidores podem provar os pratos uns dos outros enquanto a prova ainda está em andamento.