Não jogue fora! Banana madura é sinal de receita boa

Chef Giu Giunti dá a dica do que fazer quando as bananas da sua fruteira já tiverem passado do ponto

9 nov 2023 - 10h20
Banana passou do ponto? É hora de fazer um docinho!
Banana passou do ponto? É hora de fazer um docinho!
Foto: O Melhor Prato

Aposto que você já se deparou com bananas maduras demais na fruteira e acabou jogando fora. Muitas vezes isso acontece. Mas não é por que está madura demas que não está boa para o consumo. Aliás, quanto mais “passada”, a banana mais docinha fica, e passa a ser um ótimo ingrediente para receitas, sabia?

Além de render ótimos pratos, as bananas além de mais doces, são ótimas aliadas no fortalecimento do nosso sistema imunológico. Porém, se quem consumir for diabético, é melhor evitar, pois contém mais açúcar e pode alterar os índices glicêmicos.

Publicidade

Para que você consuma a banana "madura demais" em segurança é importante avaliar se ela não possui nenhum ponto de mofo ou bolor. Caso tenha é importante fazer o descarte. Quando um ponto do alimento está visivelmente comprometido, isso quer dizer que o restante também está, só não é possível enxergar.

Vou compartilhar uma receita deliciosa que minha avó sempre fez com as bananas maduras e é sucesso! 

Doce de banana

Doce de banana da vovó
Foto: O Melhor Prato

Ingredientes

  • 5 bananas maduras 
  • 1 xícara de chá de açúcar 
  • Canela a gosto

Modo de preparo 

Publicidade

Em uma assadeira posicione as bananas cortadas em rodelas ou fatias. Em uma panela, derreta o açúcar até que ele vire um caramelo. Despeje o caramelo por cima das bananas e leve ao forno pré-aquecido a 180°C. O tempo de cozimento será de acordo com as bananas. Quando começarem a formar uma espuma, retire do forno e deixe esfriar. Sirva gelada. Polvilhe canela na hora de servir.

Um jeito delicioso que gosto de comer esse doce que te ensinei é com uma bola de sorvete ou chantilly batido. Fica divino!

Por quê você deve comer uma banana por dia? Por quê você deve comer uma banana por dia?

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações