Se você é fã do sorvete do McDonald’s, temos uma triste notícia para dar: ele saiu do cardápio de todas as lojas da rede no Brasil. Porém, é só uma questão de nomenclatura, o produto que antes chamava "sorvete", agora é chamado apenas de "sobremesa".
Por isso, não há motivos para desespero. De acordo com a assessoria de imprensa do McDonald's, não houve alteração alguma na composição do produto, a mudança foi apenas no nome. “A companhia esclarece que o produto não sofreu alterações nos últimos anos e continua com a mesma composição, seguindo as características e os padrões mundiais de qualidade da rede", afirmou a rede.
A alteração de nome, na verdade, é motivada por questões fiscais. Os impostos cobrados sobre o sorvete eram bem elevados, reduziam os lucros da rede e aumentavam os preços para os consumidores.
A alternativa do McDonald’s para virar esse jogo foi mudar o nomenclatura, assim as cobranças de impostos são menores. Essa mesma estratégia já foi adotada pela marca de chocolates Garoto, que passou a chamar o ‘Serenata de Amor’ de waffer, ao invés de bombom, para pagar menos impostos.
Dentre as taxas que o McDonald’s paga sobre os produtos em território brasileiro, estão o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias Livre), que é cobrado em todos os produtos comercializados no país, o PIS (Programa de Integração Social), cobrado em todas as empresas privadas e destinado a questões trabalhistas e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que incide sobre todos os produtos industrializados importados ou nacionais.
Todos os ingredientes das sobremesas podem ser conferidos no site do McDonald’s.
Sobre a rede de fast food
De acordo com a assessoria de imprensa do McDonald’s Brasil, a rede conta com cerca de 1,07 mil unidades ao redor do Brasil, emprega cerca de 60 mil funcionários e atende aproximadamente 2 milhões de clientes diariamente.
O McDonald's está presente em 119 países e começou suas atividades em 1955, na Califórnia.