Quem treina com frequência recorre muitas vezes aos leites proteicos para ganho de massa muscular e até como substituto de uma refeição. Esses produtos estão cada vez mais comuns nas prateleiras dos supermercados, mas será que todos podem consumi-los?
"O leite proteico é mais uma opção para quem deseja atingir a quantidade de proteína diária em sua alimentação. Enquanto o leite desnatado convencional possui em torno de 7 g de proteína em 200 ml, o leite proteico possui 14 g e o whey protein 22g de proteína, ou até mais dependendo da marca", explica a nutricionista Joice Siqueira.
Segundo a profissional, o recomendado para o ganho de massa muscular é atingir a proteína diária, em uma dieta saudável, calculada pelo seu nutricionista. "Ele pode ser consumido diariamente, juntamente com uma dieta equilibrada".
Segundo a OMS, o ideal para pessoas não praticantes de atividade física varia entre 0,8 e 1 grama de proteína por quilo de peso e para atletas varia de 1a 2 gramas por quilo de peso. Uma pessoa que pesa 50 quilos, por exemplo, pode comer 50 gramas de proteína por dia.
"Por isso que é sempre importante ter o profissional para calcular essa quantidade e distribuir da melhor forma", completa Joice.
Existe risco para o excesso de proteína?
O excesso de proteína pode aumentar risco de doença cardiovascular, pedra no rim, e para evitar complicações, é fundamental conhecer a quantidade de proteínas limite que deve ser consumida por dia.